13 dicas para cultivar tomates em grandes quantidades

Ter um jardim ou um espaço para cultivar é uma sorte, especialmente quando se trata de cultivar tomates. Poucos resistem a esse alimento fresco, que pode ser usado de tantas maneiras diferentes, cru ou cozido. Mas para desfrutar dessa variedade, o cultivador precisa ter sucesso no cultivo de tomates em boas condições. Se você quer colher tomates grandes e saborosos em maior quantidade, dê uma olhada nestas dicas que farão diferença e fornecerão informações essenciais para um cultivo bem-sucedido.

– Plante os caules do tomate profundamente para fortalecer as raízes.
Enterrar o caule mais profundamente no solo fará com que ele desenvolva mais raízes, capazes de extrair toda a água de que os tomates precisam para crescer. Melhor enraizadas no solo, as plantas também serão mais estáveis contra condições climáticas adversas.

– Remova as folhas inferiores.
O crescimento ocorre principalmente na parte superior das plantas de tomate, onde o sol é mais forte, favorecendo a fotossíntese. Quando a planta atingir 60 cm, sinta-se à vontade para usar tesouras para remover as folhas inferiores. Algumas doenças começam no solo e se espalham pelas folhas. Removendo-as, você também ajuda a proteger suas plantas.

– Remova o caule principal
Os brotos laterais são pequenos brotos que aparecem entre o caule principal e os ramos laterais, e devem ser beliscados. Como os brotos laterais não produzem frutos, são desnecessários e privam os tomates de parte da luz. Não é obrigatório, mas são os pequenos detalhes que possibilitam obter frutos saborosos! Faça isso para plantas que tenham pelo menos 80 cm de altura e use os brotos laterais para produzir mais tomates através de mudas.

– Opte por cobertura morta ao cultivar tomates.
Isso protege o solo, retém a umidade, aquece o solo e protege suas plantas de certas doenças, já que têm menos contato direto com o solo. O sistema radicular será mais saudável como resultado.

– O cobre afasta alguns insetos.
Lesmas e caracóis representam uma ameaça para os tomates. Para prevenir problemas, use tiras ou tubos de cobre para evitar invasões. É sempre melhor do que produtos químicos, e funciona!

– Use estacas para seus tomates.
Fixá-los evitará que tombem ou caiam, fornecendo suporte e protegendo-os dos efeitos nocivos do vento. Com um suporte robusto, o caule ficará menos sobrecarregado e transportará seiva e nutrientes de maneira mais eficiente.

– Proporcione espaço.
Deve haver de 60 a 90 cm entre cada planta de tomate. Quando as plantas estão muito próximas umas das outras, recebem menos luz solar, especialmente na parte inferior, e a fotossíntese não é tão eficaz. Se você quer tomates grandes para fazer recheios, como tomates cereja, considere isso!

Para evitar que os tomates rachem, regue suas plantas adequadamente.
Se eles racharem, significa que falta água.

– Use sal de Epsom para folhagem e plantas saudáveis.
O sal de Epsom é um truque bem conhecido entre os jardineiros para promover um crescimento saudável, hastes fortes, uma estação de crescimento mais longa e prevenir o amarelamento.

Você pode colocar um pouco no solo ao plantar usando uma pá de jardim. Uma colher de sopa será suficiente no buraco de plantio. Você também pode adicionar uma colher de chá a três litros de água para regar a cada duas ou três semanas. Isso fornecerá magnésio e sulfato.

– Cuide da rega para cultivar e colher tomates suculentos e bonitos.
Não regamos os tomates de qualquer jeito! Regue por baixo para evitar respingos, que podem espalhar doenças. Prefira um processo de rega mais lento. Os tomates não devem receber muita água de uma só vez. Ao ir devagar e mais suavemente para permitir uma penetração profunda, a água conseguirá penetrar bem no solo e alcançar todas as raízes.

O solo ficará mais úmido dessa forma e há menos chance de a planta secar. Em seguida, verifique a rega cavando. Você precisa de pelo menos 15 cm de solo úmido (se houver mais, melhor ainda). Se o solo estiver seco, continue regando. Após uma semana, você terá uma ideia de quão frequentemente e quanta água é necessária.

– Plante companheiras como cravos-de-defunto ou calêndulas.
Não é apenas uma questão de cor! Isso permite que nematóides ataquem os tomates, o que pode deformar hastes, raízes e frutos. Geralmente, são os nematóides que causam má circulação de nutrientes ou transmitem certas doenças. Coloque-as não muito longe da base de suas plantas de tomate para que seu aroma e folhagem repilam esses indesejáveis.

– Use alho para realçar o sabor dos seus tomates.
Plante bulbos de alho perto de suas plantas de tomate. O sabor será melhor e reduzirá o número de fungos parasitas. Se preferir, você pode usar alho de outra maneira: amasse alguns dentes de alho e adicione-os a 3 litros de água, que podem ser usados para regar o solo.

– Faça rotação de culturas.
Não plante seus tomates no mesmo lugar por três anos consecutivos (três anos na mesma área é o máximo). Se o espaço no seu jardim permitir, mude sua localização

após dois anos. Com o tempo, o solo pode se tornar menos fértil, e suas plantas produzirão menos tomates.

Deixe um comentário