3 plantas que limpam o pó da casa e ajudam a mantê-la limpa

Úteis para decorar a casa, as plantas verdes de interior têm muitas vantagens. São eficazes para manter o ar circundante limpo. Algumas plantas descontaminantes purificam o ar interior, enquanto outras conseguem reter o pó graças à sua folhagem. Veja estas 3 plantas de interior que eliminam o pó e ajudam a manter sua casa limpa.

Algumas plantas de interior têm propriedades descontaminantes, mas também eliminam o pó. Sua folhagem é eficaz para capturar o pó no ar.

Quais são as 3 plantas que removem o pó da casa?

1. A planta de borracha (Ficus elastica)

A planta de borracha, também chamada de árvore-da-borracha ou ficus elastica, é uma planta perene de folhas persistentes, da família das moráceas. A planta de borracha é uma planta descontaminante que purifica o ar de formaldeído presente em colas, vernizes e isolamentos. Além disso, as grandes folhas da planta ajudam a capturar as partículas de pó em suspensão. Limpe a folhagem frequentemente com um pano de microfibra umedecido para aumentar a ação de desempolvimento da sua planta.

Para cuidar da sua planta, coloque-a em um ambiente iluminado, mas evite a exposição direta à luz solar e prefira sombra parcial. O ficus elastica é uma planta tropical que gosta de calor e umidade. Precisa de uma temperatura entre 15 e 25°C e de pulverizar sua folhagem regularmente. Quanto à rega, regue o solo quando ele estiver seco, mas sem excesso. Prefira água não calcária à temperatura ambiente.

Se a sua planta de borracha perder folhas, pode ser por falta de luz, rega insuficiente ou raízes encharcadas. A planta de borracha também pode ser atacada por pragas. Se observar manchas brancas na folhagem, significa que sua planta foi infestada por cochonilhas. Se as folhas ficarem amarelas, significa que a planta foi atacada por ácaros.

2. A planta-aranha (Chlorophytum comosum)

A planta-aranha ou clorofito é uma planta perene originária da África do Sul. Esta planta da família das agaváceas é robusta e fácil de manter. É eficaz para eliminar toxinas do lar, como tolueno, benzeno, monóxido de carbono, xileno e até formaldeído. Embora o clorofito não tenha folhas largas como a planta de borracha, pode capturar o pó com sua folhagem densa e aglomerada.

A planta-aranha aprecia uma exposição à sombra parcial. Prefere solos neutros, bem drenados e argilosos ou ricos em húmus. Quanto à rega, a planta-aranha gosta de solo ligeiramente úmido. Na verdade, o excesso de rega pode fazer com que as raízes apodreçam e matem a planta. Após cada rega, elimine a água estagnada no prato ou vaso. Além disso, prefira água de nascente não calcária e pulverize a folhagem regularmente. O clorofito realmente precisa de umidade. As pontas das suas folhas podem ficar marrons se o ar estiver seco.

Fertilize sua planta durante o período de crescimento com um fertilizante líquido e transplante-a assim que suas raízes ultrapassarem o tamanho do vaso.

A planta-aranha é geralmente resistente, mas pode ser atacada por pulgões, moscas-brancas e ácaros. Em caso de infestação, simplesmente enxágue a planta com água.

3. Hera (Hedera helix)

A hera é uma planta perene de folhas persistentes. Sua folhagem decorativa pode ser rasteira ou trepadeira. Esta videira resistente e rústica suporta geadas e frio. Graças à sua ação purificadora, a hera elimina toxinas do ar, como o monóxido de carbono produzido por aparelhos de aquecimento. Além disso, todas as variedades de hera têm a capacidade de capturar pó em suspensão.

A hera é fácil de cuidar e não necessita de muitos cuidados. Contentam-se com pouca rega durante o crescimento, e no inverno não precisam de rega. A hera, por outro lado, ama a umidade. Adicione cobertura ao solo na primavera para manter o solo úmido. Fertilize sua planta a cada 15 dias, com um fertilizante líquido, durante o período de crescimento vegetativo. Além disso, lembre-se de transplantar as plantas jovens todos os anos.

Estas plantas verdes de interior fáceis de cuidar não apenas purificarão o ar circundante, mas também eliminarão o pó no ar.

Deixe um comentário