Quando o jardim está cheio de vida, flores desabrocham, frutos doces amadurecem e tudo parece magnífico em meio às folhas densas, a última coisa que queremos ver são pequenos parasitas.
Moscas brancas, ácaros e pulgões atacam de forma furtiva e podem rapidamente colonizar e destruir a beleza do seu jardim.
Felizmente, tenho um método para lidar com eles. Um amigo jardineiro me ensinou a usar um caldo feito de uma planta popular que elimina esses pequenos parasitas de forma eficaz.
Confrei – inimigo dos parasitas
No passado, o confrei, conhecido popularmente como tanchagem, era usado na medicina popular para tratar doenças respiratórias e digestivas.
Hoje, sabemos que esta planta contém alcaloides pirrolizidínicos, por isso não encontramos mais produtos de confrei para uso interno nas farmácias.
No entanto, o potencial desta planta é enorme, como comprovado por vários estudos sobre seu uso na proteção de plantas.
Seu jardim está novamente cheio de pequenos parasitas? Observou moscas brancas, colônias de ácaros e pulgões voltando? O confrei, inimigo dos parasitas, permite lidar com eles de uma vez por todas.
Curiosamente, sua ação não se baseia nos efeitos tóxicos dos alcaloides pirrolizidínicos presentes em várias partes da planta. Para combater parasitas intensamente ativos, a quantidade dessas substâncias é muito pequena.
O confrei possui uma característica que impede os insetos indesejados de destruir suas plantas. Quando aplicado corretamente, ele gruda neles como o melhor adesivo, impedindo novas invasões.
Como fazer um caldo de confrei?
Preparar um produto eficaz para matar parasitas à base de confrei é extremamente simples. É importante fazer o caldo principalmente da raiz desta planta comum, que cresce em todo o país.
Você pode encontrar o material necessário para o caldo perto de rios, lagoas e lagos, em prados úmidos e em valas úmidas ao longo das estradas.
A planta é facilmente reconhecida: possui caules grossos, é toda coberta de pelos ásperos e suas flores, que aparecem de maio a julho, são de cores intensas, variando do roxo ao rosa.
Se não houver confrei na sua área, você pode plantá-lo no seu jardim como uma planta ornamental, de longa floração e melífera.
A raiz do confrei, a parte mais valiosa para a proteção de outras plantas, é grossa e longa, marrom escura por fora e creme claro por dentro. Seu muco pegajoso será a base do caldo contra parasitas.
Quer saber como fazer o caldo de confrei? É importante que as raízes colhidas não estejam secas, pois não obterá a essência pegajosa desejada.
- Lave bem as raízes frescas de confrei sob água corrente para remover a terra
- Depois, corte as raízes em pedaços pequenos.
- Coloque as raízes em uma panela e cubra com água fria, o suficiente para que fiquem submersas.
- Ferva o caldo por 20-30 minutos e deixe repousar coberto por algumas horas.
- As propriedades organolépticas do caldo de raiz de confrei fazem com que pequenos parasitas como ácaros, pulgões e moscas brancas fiquem grudados e imobilizados.
- Lembre-se de que o líquido pronto e resfriado deve ser diluído, idealmente na proporção de 1:5, ou seja, uma parte do caldo para cinco partes de água.
- Ao despejar diretamente da panela no pulverizador, o caldo pegajoso pode entupir o aparelho.
A força do confrei não se limita à sua raiz. As folhas contêm compostos fenólicos com propriedades antibacterianas e antifúngicas, e o extrato preparado a partir das folhas protege eficazmente as culturas contra o oídio.
Como? Da maneira mais natural: pulverizações regulares estimulam a imunidade sistêmica das plantas expostas a doenças, tudo sem produtos químicos.
