Embora a reprodução de orquídeas não seja tão simples quanto em outras plantas, com esses métodos você pode fazê-lo em pouco tempo. Apenas seja cuidadoso e delicado, e não se esqueça de que o substrato usado para cobrir as mudas não deve apodrecer.
Se estiver pensando em reproduzir essas flores a partir de sementes, é melhor desistir imediatamente dessa ideia. As orquídeas de interior raramente produzem sementes. A única maneira é a reprodução vegetativa, que envolve cortar uma parte específica da planta e criar uma nova a partir dela.
QUANDO E COMO FAZER ESTACAS DE ORQUÍDEAS?
Você pode fazer isso através de KEIKIS – raízes aéreas, que geralmente aparecem na orquídea no verão e podem permanecer durante todo o ano:
1. Com cuidado, separe os Keikis da planta mãe (apenas se já tiverem pelo menos 4 cm de altura) e mergulhe-os em água limpa à temperatura ambiente.
2. Prepare um recipiente: cascalho, um pouco do solo onde a planta-mãe cresce, substrato especial para orquídeas.
3. Coloque a muda molhada no recipiente e estabilize-a ligeiramente (pode amarrá-la a uma haste), mas não esqueça de não compactar o solo.
4. Não regue imediatamente, mas sim após 2 ou 3 dias.
No entanto, para a primeira flor, você terá que esperar… cerca de um ano!
COMO REPRODUZIR ORQUÍDEAS FACILMENTE SE OS KEIKIS NÃO SE FORMARAM?
Nesse caso, observe se no caule da flor você vê os chamados “olhos adormecidos”.
Se sim, corte uma parte do caule onde eles estão (cerca de 10 a 15 cm) e coloque-o horizontalmente em uma caixa.
Cubra com vidro, coloque em um local bem iluminado e pulverize diariamente.
Em pouco tempo, você notará a formação de raízes e brotos. Tenha cuidado para não encharcar demais.
Quando as jovens plantas têm menos de 3 cm de comprimento, corte-as e plante-as em vasos individuais da mesma maneira acima.
As orquídeas também podem ser reproduzidas a partir de pseudobulbos (se estiverem sendo produzidos).
Se sua orquídea já tiver 2 hastes e 6 pseudobulbos (ou mais), é a hora certa para a reprodução! Este método é adequado para as variedades Dendrobium ou Cymbidium.
1. Primeiro, remova-a do vaso, sacuda suavemente a terra e remova todas as raízes danificadas ou secas.
2. Em seguida, divida a planta espalhada com uma faca afiada em 2 partes. Tenha cuidado para não danificar nenhum dos pseudobulbos.
3. Plante cada parte separadamente em vasos preenchidos com cascalho até 1/3 da altura. Tente posicionar o pseudobulbo mais jovem no centro do vaso. Cubra-os com um substrato próprio para orquídeas, garantindo que os bulbos não fiquem completamente cobertos.
4. Não compacte o solo. Regue somente após alguns dias.