Kiwi: Como plantar, cultivar e colher kiwi

O Kiwi é uma fruta repleta de vitaminas! Na verdade, apenas um kiwi é suficiente para atender à ingestão diária recomendada de vitamina C. Originária da China, esta planta frutífera trepadeira não teme o clima frio nem as doenças. O Kiwi (ou Actinidia chinensis) pode ser masculino ou feminino, portanto, ambas as plantas precisam ser plantadas juntas. Existem plantas auto-férteis, mas sua produção será muito menor. O Kiwi é uma planta trepadeira com hastes flexíveis e vigorosas. Cultivá-la requer um pouco de paciência, mas ainda é relativamente simples de alcançar. Siga este guia passo a passo para aprender como plantar, cultivar e colher seus kiwis!

Qual kiwi plantar?
É importante saber que o kiwi precisa de pelo menos uma planta masculina e uma feminina para crescer. Idealmente, você deve plantar duas plantas de cada gênero para garantir a polinização. Um planta masculina é necessária para três a cinco plantas femininas no máximo. Jardins pequenos podem funcionar com uma planta auto-fértil, mas você obterá muito poucos kiwis.

Quando e onde plantar kiwi?
O kiwi é plantado no outono, idealmente no final de setembro. O solo deve ser rico, leve, bem drenado e profundo. Deve permanecer fresco, mas o kiwi também precisa de luz solar, então prefira um local com sombra parcial. Sendo uma planta vigorosa e trepadeira, cultive-a perto de uma estrutura de treliça, como uma pérgola (um tronco de árvore também funciona).

Como plantar kiwi?
Cave buracos de plantio com pelo menos 50 cm de largura e profundidade. Isso deve ser duas vezes o tamanho do torrão que você está plantando.
Espaçe as plantas de 4 a 6 m de distância.
Aplique adubo orgânico bem decomposto (composto).
Coloque o torrão no centro do buraco e preencha com composto.
Compacte bem o solo.
Regue abundantemente sem afogar as raízes.
Cuidados com a planta
O kiwi é suscetível à seca. Certifique-se de que o solo esteja sempre úmido. Regue mais quando estiver quente e muito menos quando estiver frio. Todo outono, aplique esterco em cada planta. Na primavera, opte por um fertilizante especial para árvores frutíferas. No inverno, proteja as plantas jovens da geada com uma cobertura protetora. Não se esqueça de orientar as hastes à medida que crescem, sem sobrecarregar os galhos.

Quanto à poda, enquanto a árvore não frutificou, não há muito a fazer, exceto equilibrar tudo. Em janeiro, após a frutificação, é necessário podar dois brotos abaixo de cada cacho de frutas e remover os galhos que frutificaram. No verão, é necessário cortar os brotos de quatro folhas.

Colheita
A paciência é a chave desta cultura, pois deve-se saber que o kiwi não dará frutos até passarem cerca de cinco anos. O Kiwi é colhido no verão, antes da primeira geada. Basta torcer e separá-lo do caule. Após cerca de dez anos, é possível colher até 30 kg de frutas por videira!

Deixe um comentário