Usar muitos produtos de limpeza, escolher os produtos errados, etc. Quando estamos limpando, podemos acabar cometendo muitos erros. Isso pode tornar nossas tarefas ainda mais tediosas e demoradas. Os resultados também podem ficar aquém das expectativas. Isso se aplica especialmente à limpeza do piso, que, por si só, é uma das tarefas mais temidas. Depois de varrer e passar o aspirador de pó, vem o temido momento do esfregão, acompanhado de fadiga e dores nas costas que nem sempre são muito agradáveis. E se você tiver tido a infelicidade de usar água quente para lavar o piso, verá que ele está coberto de manchas… e isso é a gota d’água! Descubra por que usar água quente é a pior ideia para dar brilho aos seus azulejos ou linóleo.
Por que usar água quente é o pior erro na limpeza de pisos
Para uma limpeza eficaz, geralmente usa-se água quente para dissolver a gordura e remover a maioria das manchas com mais eficiência. Também tendemos a aplicar a mesma lógica à lavagem do piso. Entretanto, na prática, quando a água quente é usada, tendemos a descobrir que o piso gruda e apresenta marcas. Isso ocorre porque a água quente evapora, deixando para trás resíduos de produtos domésticos.
Então, como lavar o piso adequadamente?
Acima de tudo, lembre-se de duas regras essenciais. Em primeiro lugar, nunca use água quente. A água morna serve perfeitamente. Quanto à água fria, ela seca mais rápida e uniformemente sem deixar o menor vestígio. Portanto, é ideal! Além disso, lembre-se de que você nunca deve usar mais produto do que o necessário. Respeitar as dosagens facilita o enxágue do agente de limpeza e limita o risco de manchas, além de economizar dinheiro. O uso excessivo não necessariamente torna a limpeza mais rápida ou mais eficaz, e você desperdiça muito.
Para ter um piso brilhante, não hesite em varrer ou passar aspirador de pó todos os dias nos cômodos mais movimentados, como a sala de estar ou a cozinha. Quanto ao esfregão, uma vez por semana é mais do que suficiente, sempre depois de varrer ou aspirar para remover migalhas, poeira e outras sujeiras. Você também pode usar dois baldes para maior praticidade e rapidez: um com água e produto (por exemplo, sabão preto, vinagre branco ou bicarbonato de sódio, dependendo do tipo de piso) e outro com água limpa para enxágue, que você substitui quando fica muito sujo. Lembre-se de manter o esfregão bem torcido: ele precisa estar úmido, não encharcado! E não se esqueça de usar uma esponja ou uma escova de dentes velha para as juntas.
Se todas essas orientações não deixarem seu piso impecável, você ficará confuso.Usar muitos produtos de limpeza, escolher os produtos errados, etc. Quando estamos limpando, podemos acabar cometendo muitos erros. Isso pode tornar nossas tarefas ainda mais tediosas e demoradas. Os resultados também podem ficar aquém das expectativas. Isso se aplica especialmente à limpeza do piso, que, por si só, é uma das tarefas mais temidas. Depois de varrer e passar o aspirador de pó, vem o temido momento do esfregão, acompanhado de fadiga e dores nas costas que nem sempre são muito agradáveis. E se você tiver tido a infelicidade de usar água quente para lavar o piso, verá que ele está coberto de manchas… e isso é a gota d’água! Descubra por que usar água quente é a pior ideia para dar brilho aos seus azulejos ou linóleo.