Cultivar Senecio: Técnicas e Características
O Senecio
O Senecio é uma planta suculenta fascinante e muito peculiar, com suas ramificações pendentes que se apresentam em folhas esféricas. Sua particularidade é parecer com os grãos de um rosário ou com um colar de pérolas. É uma das plantas suculentas mais amadas por jardineiros e por aqueles que não têm um dedo verde, pois não necessita de muitos cuidados. Sua única exigência é ter luz e ser posicionada em um vaso suspenso para dar vida à sua cascata de ramos e folhas. Não requer muita água e prefere um ambiente onde as temperaturas estejam sempre acima de 10°C. Como cultivá-la? Os especialistas respondem.
Características do Senecio
O Senecio rowleyanus é uma planta suculenta perene e faz parte da família das plantas suculentas. Suas origens são do sudoeste da África, embora hoje seja difundida em grande parte do mundo, especialmente no Mediterrâneo.
É escolhida para embelezar ambientes graças às suas características únicas e à possibilidade de ser colocada em um vaso suspenso. Como mencionado, esta planta é semelhante a um colar de pérolas ou a um rosário, com seus ramos pendentes e suas folhas esféricas muito fascinantes e peculiares.
A planta apresenta uma raiz muito robusta. A partir daí, partem todos os caules cilíndricos finos que podem alcançar até um metro de comprimento. É melhor mantê-la em um vaso suspenso, para que possa crescer livremente. Os caules são cobertos por “pérolas” de cor verde claro no verão, que se tornam ainda mais claras durante a estação fria.
Suas flores são brancas e nunca deve estar em contato com crianças e animais de estimação, pois podem ingerir suas “pérolas” (consideradas venenosas).
Como Cultivar a Planta de Senecio? Técnicas e Características
A planta de senecio é ideal para todas as pessoas que não têm um dedo verde, resiste ao calor e não necessita de muita água. Seus pontos fracos são dois em particular: sofre muito com o frio e com o acúmulo de líquidos.
As temperaturas devem ser altas e prefere uma posição em pleno sol durante todo o dia, sem qualquer sofrimento. Atenção às correntes de ar e ao frio, com temperaturas que nunca devem cair abaixo de 10°C.
Quanto à exposição, é melhor procurar um local protegido, próximo a muros ou paredes se estiver no jardim, ou em um vaso suspenso se estiver dentro de casa. O solo deve ser bem drenado, com substrato de terra de jardim e areia com perlita expandida. É fundamental que o solo não esteja úmido, caso contrário, a planta pode sofrer.
A planta deve ser regada com regularidade, aguardando que a terra absorva completamente a água. No outono, deve ser regada menos, deixando-a descansar no inverno, sempre prestando atenção aos acúmulos de água.
A fertilização é necessária em alguns períodos do ano, escolhendo um fertilizante líquido ideal para plantas suculentas, rico em potássio e fósforo.
