Como Ter Tulipas Sempre Belas e Vigorosas: O Truque dos Floristas
Truque dos Floristas para Tulipas Saudáveis
Entre todas as flores da primavera, as tulipas são certamente muito apreciadas, não só pelas suas cores, mas também pela sua forma característica. No entanto, são flores que, tanto em água quanto em terra, precisam de cuidados específicos para serem vigorosas e saudáveis. Vamos ver então qual é o truque dos floristas para mantê-las belas.
Tulipas: O Que Você Precisa Saber
As tulipas são flores tipicamente primaveris que florescem com os primeiros calores. Sendo plantas de origem bulbosa, precisam de pelo menos 4 semanas para que os bulbos gerem uma flor. Apesar da sua sazonalidade, são flores que não gostam de luz solar direta nem de calor, preferindo locais frescos.
Poucos sabem que, uma vez que as tulipas murcham, seus bulbos podem ser desenterrados, secos e conservados em local fresco e seco para serem plantados no ano seguinte. A floração das tulipas é muito mais longa do que a de muitas outras flores primaveris, e os cuidados são diferentes se se trata de flores cortadas e colocadas em um vaso com água ou de flores plantadas no solo.
Cuidados com Tulipas em Vaso
No caso de flores cortadas, é bom cortar um centímetro do caule na diagonal ao colocá-las no vaso, além de eliminar as folhas que, em contato com a água, apodreceriam rapidamente. Mas há um truque que poucos conhecem para fazê-las durar ainda mais, e os floristas conhecem bem.
O Truque dos Floristas para Tulipas Belíssimas
Além dos melhores cuidados e da atenção ao cortar a base da flor na diagonal, existem outras medidas que podem ser adotadas para fazer com que nossas tulipas em vaso durem mais.
Primeiro, é bom encher o vaso sempre com água fria, pois a água quente pode favorecer a proliferação de bactérias. Falando em bactérias, no caso das flores cortadas, é uma boa prática adicionar algumas gotas de suco de limão à água do vaso. Isso ajudará a retardar a deterioração das flores.
Cuidados com Tulipas Plantadas no Solo
Para as flores plantadas, é necessário prestar atenção à hidratação adequada. A principal causa do deterioro das tulipas no solo é justamente a desidratação, seguida de muita luz. É importante manter o solo sempre úmido, regando regularmente uma vez por semana. Um excesso de água pode fazer a planta apodrecer, portanto, preste sempre atenção às condições do solo.
Também é muito importante saber quando cortar as flores para manter a planta vigorosa. Para que durem melhor, as flores devem ser cortadas quando ainda não estiverem totalmente na sua cor plena, mas cerca de 75%.
Dessa forma, podem ser colocadas em um vaso com água e continuar crescendo, enquanto a planta continua a viver sem gastar muita energia na floração. O horário em que as flores são cortadas também é muito importante. Recomenda-se fazer isso no início da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas são mais baixas, para não estressar demais a planta.
Com esses pequenos truques e cuidados, você garantirá que suas tulipas permaneçam belas e saudáveis tanto em vaso quanto no solo.
