ORQUÍDEA COM FOLHAS MACIAS E CAÍDAS PARA BAIXO: COMO RECUPERÁ-LA AGORAORQUÍDEA COM FOLHAS MACIAS E PENDENTES PARA BAIXO: COMO RECUPERÁ-LA AGORAORQUÍDEA COM FOLHAS MACIAS E CAÍDAS PARA BAIXO: COMO RECUPERÁ-LA AGORA

O que fazer com uma orquídea com folhas moles e caídas? Veja a seguir o que está acontecendo com sua planta e como recuperá-la imediatamente.

Orquídea com folhas moles e pendentes para baixo
Orquídea com folhas moles e pendentes para baixo – Nanopress.co.uk
Se sua orquídea tem folhas macias e inclinadas para baixo, então há um problema. Se você também notou esse detalhe, que garantimos não ser insignificante, continue lendo. Vamos descobrir juntos como cuidar de sua planta.

ORQUÍDEA, CARACTERÍSTICAS DESSA BELA PLANTA DOMÉSTICA
Uma das plantas mais vendidas e populares do mundo, a orquídea se adapta bem a viver em qualquer lugar, até mesmo em um apartamento, desde que você dê a ela os cuidados certos.

Pertencente à família monocotiledônea Orchidaceae, existem mais de 30.000 espécies em todo o mundo, exceto em áreas desérticas e polares. Embora sejam plantas terrestres, há algumas espécies que também são epífitas, ou seja, crescem em outras plantas e as utilizam como suporte.

Orquídea
Orquídea – Nanopress.com.br
Quais são as principais características da orquídea? Vamos dar uma olhada nelas juntos. Em primeiro lugar, identificar essa planta é muito fácil graças à sua simetria bilateral. As orquídeas têm uma estrutura comum que permite distingui-las de todas as outras: estames e estilo que se fundem na base, 3 pétalas e 3 sépalas e, finalmente, a coluna.

A morfologia também é muito variada. Há muitas espécies de orquídeas: pequenas, médias e gigantes. Algumas podem até ultrapassar 14 m de comprimento. Você conhece a espécie Sobralia altaissima? Este é um exemplo.

Uma pequena curiosidade. Você sabia que as orquídeas exalam odores diferentes dependendo da espécie? Algumas, como a Cattleya, têm cheiro de canela ou pimenta, outras têm cheiro de rosas ou gardênias. O mesmo se aplica à cor.

Você pode encontrar orquídeas com as mais variadas cores. Essas plantas têm uma característica muito especial: elas podem adaptar suas cores para atrair insetos, pois não têm néctar e, portanto, usam o truque visual da cor para atraí-los para suas flores.

Não é fácil cuidar de orquídeas e quem tem essa planta em casa sabe muito bem disso. Se você também notou esse detalhe, ou seja, que as folhas ficaram moles e caídas, continue lendo. Explicaremos o que está acontecendo com sua planta e como você pode recuperá-la.

ORQUÍDEA COM FOLHAS MOLES E CAÍDAS: COMO RECUPERÁ-LA
Embora as orquídeas sejam plantas que podem viver bem em qualquer ambiente, até mesmo em um apartamento, nem sempre é fácil cuidar delas.

Se não receberem os nutrientes certos ou a rega adequada, elas podem murchar facilmente. Como você percebe que sua planta não está indo bem? Há um detalhe que não pode passar despercebido: você perceberá que sua orquídea começa a ter folhas moles e caídas.

Orquídea com folhas moles
Orquídea com folhas moles – Nanopress.co.uk
Se você notar essa característica, significa que sua planta precisa de mais atenção e cuidados para voltar a ser saudável. Mas quais são as verdadeiras razões para as folhas da orquídea ficarem desfolhadas e não mais vigorosas e carnudas? Vamos descobrir juntos.

Entre as causas mais comuns de folhas moles e caídas estão a falta de água, o excesso de rega, certas doenças e baixos níveis de umidade. Avalie cuidadosamente sua planta e suas condições de cultivo. Dessa forma, você poderá identificar as causas do mal-estar de sua planta e identificar a solução para resolver o problema. Vamos analisar cada ponto.

1. Falta de irrigação
Essa é a principal razão pela qual você pode acabar com uma orquídea com folhas moles e caídas. Mesmo que seja uma planta que não precise de muita água, se receber pouca, o resultado é o seguinte: as folhas murcham e ficam com uma aparência pouco saudável.

Se você inspecionar o restante da planta, deverá notar um substrato seco e raízes secas e murchas. Como resolver esse problema? Regando imediatamente a planta e monitorando a saúde das folhas, das raízes e do solo, que deve estar sempre úmido.

2. Rega excessiva
Se a falta de água não é boa para as orquídeas, o excesso de água também não é saudável: o excesso de água pode fazer com que as folhas murchem. Há uma razão principal para isso: as raízes apodrecem e, com raízes mortas, sua planta não conseguirá absorver a água e os nutrientes de que precisa para crescer.

Raízes podres de orquídeas
Raízes podres de orquídeas – Nanopress.com.br
Como resolver o problema? Nesse caso, evite regar demais a planta e regue-a somente se perceber que o solo está seco. Se perceber que as raízes estão moles, pretas ou marrons, sua planta não está bem, então é preciso podar as raízes para salvar a planta.

3. Doenças
As orquídeas, como todas as plantas, podem adoecer.

Translated with DeepL

Deixe um comentário