Se fizer isso, não precisará mais se preocupar com orquídeas sem raízes. Isto é o que deve fazer.
Orquídea em garrafa
A orquídea é uma planta de interior adequada até mesmo para aqueles que não têm um “dedo verde”. Na verdade, não requer muitos cuidados e, por essa razão, é perfeita para todos. Com alguns truques, você pode fazer com que floresça durante todo o ano sem muito esforço. Basta seguir algumas regras comuns.
Posição correta: em local com luz, mas sem exposição direta aos raios do sol e longe de janelas que se abrem com frequência para evitar correntes de ar. Regue com moderação, apenas mantendo o solo úmido. Use fertilizantes, especialmente os naturais, que ajudarão.
Reviver uma Orquídea sem Raízes
Se você está aqui para reviver uma orquídea sem raízes, está no lugar certo. Vamos ver qual é o método utilizado por viveiristas para que você não precise mais se preocupar. Abaixo estão todos os detalhes para replicar o processo na sua planta.
O que fazer com uma Orquídea sem Raízes
Para reviver uma orquídea sem raízes, o processo é simples e até mesmo iniciantes podem fazer. Se a sua planta está sem raízes, saiba que não precisa descartá-la. Pegue sua orquídea com raízes secas e corte-as se estiverem completamente negras. As raízes devem ter uma cor verde tendendo ao cinza; se não for o caso, elimine-as. Restará apenas a base da planta, que deve ser bem limpa, ajudando-se com uma tesoura.
Nesse ponto, pegue um dente de alho. Este ingrediente tem propriedades antibacterianas e funcionará como um ótimo antisséptico. Triture um dente de alho em um recipiente, usando um espremedor de alho ou pilão. Adicione meio litro de água e coe para remover os resíduos. Molhe um algodão na água de alho e passe nas folhas da planta.
Reviver uma Orquídea sem Raízes
Pegue um copo e coloque a base da planta no fundo, despejando água de alho até cobri-la. Deixe por cerca de 30 minutos. Coloque sementes de argila em um vaso e cubra com um pano absorvente, como gaze.
Corte uma garrafa, deixando o gargalo e a base com cerca de 5 e 10 cm, respectivamente. Enrole a base da orquídea com a gaze e insira no gargalo da garrafa. Na base da garrafa, coloque as sementes de terracota e água limpa. Feche com a outra parte da garrafa. O pano absorverá a água, mantendo a planta úmida. Deixe a garrafa em um local fresco por cerca de 2 semanas, borrifando as folhas a cada 2 dias. Troque a água quando estiver suja ou quase acabando.
Após 2 meses, você começará a ver os resultados e poderá transplantar a planta quando as raízes atingirem 6 a 7 cm.
