10 plantas que absorvem a humidade e evitam o bolor nas paredes

A umidade e a consequente formação de mofo nas paredes de casa é um problema muito comum e bastante caro de resolver. O mofo não é apenas antiestético, mas pode representar também um risco para a nossa saúde.

Coceira nos olhos e congestão nasal são apenas alguns dos sintomas mais leves da exposição ao mofo. Felizmente, existem soluções que nos permitem prevenir e evitar o problema do excesso de umidade em casa.

A seguir, listamos plantas que são capazes de absorver a umidade do ar através de suas folhas, transportando-a para suas raízes.

  1. Hortelã Esta famosa planta aromática é capaz de absorver a umidade do ambiente. Cresce bem em ambientes úmidos e é ideal para cozinhas ou banheiros.

Cresce o ano todo e também é útil na cozinha, para a preparação de pratos e chás.

  1. Orquídeas Estas maravilhosas plantas são capazes de reduzir a umidade presente no ar da casa. Suas raízes não se encontram no solo, portanto absorvem a água presente no ar.

Além disso, algumas têm pseudobulbos que armazenam água, ajudando-as a sobreviver melhor em períodos de seca. São ótimas para o banheiro.

  1. Pau d’água (Dracena fragrans) Esta planta produz flores brancas e muito perfumadas. Pode alcançar uma altura considerável.

Uma das principais propriedades desta planta é sua capacidade de purificar o ar da casa, absorvendo também a umidade.

  1. Palmeiras Uma excelente opção para controlar os níveis de umidade e mofo, especialmente nos banheiros. São capazes de absorver a umidade através das folhas.

Sugere-se escolher a areca, o bambu ou a tamareira-anã.

  1. Hera inglesa Esta planta trepadeira é muito fácil de cuidar. Seu habitat natural são florestas úmidas e temperadas, e por isso se recomenda colocá-la nos cômodos mais úmidos da casa, como os banheiros.

É perfeita também para pendurar sobre a pia da cozinha ou perto de uma janela.

  1. Clorofito (Chlorophytum comosum) Uma planta muito eficaz na absorção da umidade presente no ambiente. Além disso, elimina as toxinas presentes no ar da casa, como formaldeído e xileno.

Necessita de luz indireta e sobrevive a períodos de seca. No verão, é preciso aumentar a frequência de rega.

  1. Lírio da paz (Spathiphyllum) Esta planta tropical não tolera geadas e correntes de ar, sendo uma maravilhosa planta de interior.

Regue uma vez por semana e ela é perfeita para banheiros ou cozinhas pouco iluminadas.

  1. Tillandsia Como todas as plantas epífitas, absorve a umidade do ar, pois não cria raízes no solo, de onde outras plantas retiram nutrientes e água.

Cresce em áreas chuvosas e suas folhas são cobertas por células capazes de absorver rapidamente a água que se acumula nelas.

  1. Samambaia de Boston (Nephrolepis exaltata) É uma planta de interior muito conhecida e apreciada, muitas vezes cultivada em vasos suspensos.

Prospera em locais úmidos e sombreados, mas precisa de um pouco de luz indireta.

  1. Calathea A esta família pertencem muitas plantas de interior conhecidas, com maravilhosas propriedades decorativas.

Necessitam de muita umidade para imitar seu habitat natural.

Deixe um comentário