Borra de café: plantas que adoram esse fertilizante (e aquelas que o odeiam)

No jardim ou na horta, a borra de café é conhecida por fazer maravilhas. Usada com moderação, ela enriquece o composto. Também atua como um fertilizante natural, rico em potássio, nitrogênio, magnésio e outros nutrientes para o crescimento das plantas. Além disso, é conhecido por repelir certos insetos nocivos e outras pragas (especialmente lesmas e caracóis!). Entretanto, nem todas as plantas têm as mesmas necessidades. Isso se aplica igualmente a plantas de interior, plantas verdes de exterior e plantas de horta. Seguindo essa lógica, é normal que nem todas as plantas apreciem a borra de café. Portanto, aqui está uma lista dos amigos e inimigos das plantas, para que você possa reciclar esses resíduos alimentares em paz.

Quais plantas gostam de borra de café?


Hortênsias: A borra de café realça sua cor azul e ajuda a crescer melhor.
Camélias: como todas as plantas de charneca, as camélias gostam de solo ácido e rico em nitrogênio, o que a borra de café proporciona.
Maponeses: esse arbusto é muito ávido por nutrientes (nitrogênio, magnésio, fósforo, potássio etc.). A borra de café, muito rica, serve muito bem para ele.
Morangueiros: Para ter morangos doces e suculentos que cresçam bem, não deixe de usar a borra de café para fertilizar o solo do morangueiro. Quanto às plantas de framboesa, elas gostam muito dessa contribuição de nitrogênio. PS: As mirtilas também apreciam.
Magnolias
Rhododendron: misture um pouco no solo para fazê-lo prosperar
Azaleias: A borra de café seca fornece nitrogênio e acidez, tudo para agradá-las.
Coleira, palmeira e dafne
Cenoura rabanetes que ajuda a crescer
Pothos: Ao replantar seu pothos em um vaso maior, lembre-se de adicionar uma colher de sopa de borra de café ao solo.
Philodendron: Ao envasá-lo, adicione um pouco desse pó marrom ao solo para estimular seu crescimento.
Enkianthus e leucothoe: essas plantas de urze adoram borra de café.
A pieris katsura: Coloque um pouco de borra de café no pé, misturada com terra para vasos.
A skimmia japonesa: Se você não exagerar nas quantidades, esse fertilizante natural gratuito fará muito bem a ela. O mesmo se aplica à sua bela diosma (um arbusto também conhecido como planta do pescador).
Lírio-do-vale: Para desenvolver seus belos sinos, o solo ácido é essencial, por isso o uso de uma pequena quantidade de borra de café.
Alocasia: Essa planta verde gosta muito do potássio contido na borra de café.

marc de café plantes jardin
Créditos: iStock

E quais são os que não suportam isso?

Infelizmente, alguns vegetais e outras plantas de jardim não gostam muito dele. As plantas jovens também não são grandes fãs. Deve-se dizer que a borra de café pode ter um efeito inibidor do crescimento. Portanto, os jardineiros geralmente são aconselhados a não usá-la em plantas com menos de seis meses de idade. Outras plantas não gostam muito dela. Entre elas estão:

Batatas
Flores de petúnia: A borra de café prejudica o crescimento e a floração
Orquídeas
Saladas e, de modo mais geral, as plantas da família Solanaceae (inclusive a berinjela) não gostam desse pó marrom.
O cacto: Os cactos não se desenvolvem tão bem em solos muito ricos em nitrogênio. Como a borra de café adiciona muito nitrogênio ao solo, ela não deve ser usada como fertilizante.

Embora as opiniões variem de um jardineiro para outro, nem todos estão convencidos de seu efeito sobre o crescimento do tomate. Alguns até afirmam que a borra de café impede que eles se desenvolvam adequadamente. Na ausência de dados claros, deixamos que você decida por si mesmo e faça seu próprio teste. Em nossa experiência, o café agiu como um excelente agente de crescimento.

Deixe um comentário