É possível propagar os ramos da Bougainvillea rapidamente para ter um jardim perfumado e colorido? Existem várias técnicas e métodos para isso, graças aos muitos conselhos de especialistas em jardinagem que destacam essa operação. No entanto, se não tiver experiência ou habilidades mínimas de jardinagem, é melhor buscar ajuda passo a passo.
PROPAGAR OS RAMOS DA BOUGAINVILLEA: CONSELHOS DE ESPECIALISTAS
A Bougainvillea faz parte da extensa família Nyctaginaceae. Na Itália, é um verdadeiro símbolo, embelezando jardins e terraços com suas belas cores. Seu período de floração é do verão ao outono. Para os amantes das flores, esta é, sem dúvida, a planta perfeita para adicionar luz e cor ao ambiente. Seus flores, para quem não sabe, são pequenas brácteas coloridas que envolvem as flores centrais em tons de creme ou amarelo.
A planta é trepadeira, então é importante fornecer algum tipo de suporte para que possa se desenvolver ao longo da estrutura fornecida. Os especialistas em jardinagem confirmam que é possível propagar a bougainvillea com algumas técnicas especiais, principalmente usando estacas. O que é necessário para multiplicar essa linda planta? Tesouras afiadas e esterilizadas, plástico transparente e um recipiente com areia e turfa.
Radicando e Multiplicando a Planta
A estaca da bougainvillea só pode ser obtida a partir de plantas já desenvolvidas, já floridas e bem desenvolvidas (saudáveis). Você procede pegando uma estaca de cerca de 15 cm de um ramo maduro localizado abaixo do nó. As tesouras a serem usadas devem ser desinfetadas e afiadas, cortando o galho perpendicularmente e não de forma limpa.
Agora, pegue um recipiente fácil de pegar e mover, um vaso grande de plástico e uma bandeja para semear. O recipiente deve ser preenchido com areia grosseira até a metade, enquanto a outra metade deve ser preenchida com turfa. Com a ajuda de uma caneta, faça furos em todo o solo, correspondendo às estacas a serem cultivadas. Continue removendo todas as folhas basais das estacas, inserindo-as posteriormente nos furos criados. De uma estaca para outra, deve haver um espaço de 15 cm, compactando a terra e borrifando água. Pegue o plástico pronto – transparente – e coloque o vaso em uma varanda, se possível, ou em um local seco e luminoso. Os especialistas também recomendam o uso de um fitoestimulante, que ajuda a formar raízes de maneira saudável e rápida.
É possível adquirir também o pó para estacas (hormônios enraizantes), que auxilia no desenvolvimento máximo das estacas. É importante que o solo esteja constantemente úmido, mas sem molhar as estacas. A água ideal é a do filtro, sem calcário, deixada em repouso por 24 horas. A raização ocorre em cerca de um mês, tendo o cuidado de remover a condensação da cobertura de plástico todas as manhãs. Após este período, a planta pode ser transferida para um vaso maior e uma área bem iluminada.