Prosperar com orquídeas não é um problema, especialmente com a ajuda do limão, um truque que auxilia a mantê-las bonitas e saudáveis.
Sumo de limão
Limão nas Plantas – Nanopress.it
Embora o exotismo e a delicadeza do caule das orquídeas possam gerar alguma apreensão sobre seu bem-estar, na verdade as Phalaenopsis são fáceis de cuidar.
ORQUÍDEAS, QUE PAIXÃO!
As orquídeas Phalaenopsis são flores de origem tropical que se adaptam muito bem como plantas de interior. O cultivo e a manutenção das orquídeas são bastante acessíveis e podem florescer durante todo o ano.
Vasos de orquídeas na janela
Vasos de orquídeas na janela – Nanopress.it
Para ter uma floração abundante, com folhas de verde vibrante e raízes saudáveis, é necessário cuidar delas com atenção e carinho.
Além disso, mesmo que suas flores desapareçam, não é motivo para se desanimar, pois as flores de orquídea duram muito tempo e, se chegar a hora de perdê-las, existem truques para fazê-las florescer novamente.
Depois que as flores da orquídea caem, você tem três opções: deixar o caule (ou haste) da flor intacto, cortá-lo em um nó ou removê-lo completamente.
Se optar pela terceira opção, corte na base da planta. É definitivamente melhor se o caule começar a ficar marrom ou amarelo. Isso é um sinal de que não produzirá flores.
A remoção do caule canalizará a energia da planta para as raízes, estimulando o desenvolvimento. Como resultado, a planta ficará mais saudável e aumentará as chances de novos caules florais.
Onde Colocar as Orquídeas
Em casa, o vaso de orquídeas deve ser colocado em uma área que receba luz intensa e indireta, com uma temperatura diurna de cerca de 24°C e uma temperatura noturna de 18°C.
Além disso, deve ser regada semanalmente e alimentada uma vez por mês com um fertilizante líquido para plantas de interior diluído pela metade.
As orquídeas Phalaenopsis geralmente florescem uma vez por ano. Para identificar um novo caule floral, é necessário procurar raízes que cresçam para cima com pontas verdes vibrantes, em vez de arredondadas.
Quando um novo caule floral aparece, é necessário aumentar a adubação a cada duas semanas com um alimento líquido para plantas de interior diluído pela metade, conforme recomendado, e apoiar o caule enquanto cresce.
O Limão nas Plantas
Mesmo para aqueles que estão adentrando no mundo das plantas, ter uma planta de orquídea em casa é possível, graças a alguns truques que envolvem o uso incomum de um cítrico: o limão. Vamos ver do que se trata.
Sumo de limão
Sumo de limão – Nanopress.it
Sim, se deseja ver uma boa produção de raízes e uma bela floração em nossa orquídea, uma solução totalmente natural envolve o uso do sumo de limão! Surpreendido? O limão, ao que parece, é um excelente fertilizante não apenas para nossas orquídeas, mas também para plantas externas, como azáleas, hortênsias e camélias.
Este cítrico perfumado é rico em benefícios não apenas para o homem, mas também para as plantas. Obviamente, não se deve usar apenas o sumo de limão puro, mas o sumo deve ser primeiro espremido e depois diluído em muita água – um litro pode ser suficiente para regar a planta. Esse tratamento deve ser feito pelo menos duas vezes por semana.
Também podemos derramar a mistura no prato do vaso, assim a planta absorverá a água tratada com limão de maneira lenta e gradual. Isso é útil para afastar insetos, como cochonilhas ou tripes, e possíveis ameaças de doenças que também podem atingir as raízes da planta.
Limpeza das Folhas
Também é possível tratar as folhas usando discos de algodão embebidos no líquido recém-obtido, tendo o cuidado de espremê-los bem para não danificar a planta!
Regar as orquídeas
Regar as orquídeas – Nanopress.it
Além disso, se quiser manter afastados os insetos, basta pulverizar uma solução de sumo de limão e vinagre (em partes iguais) nas plantas, também ao redor dos vasos, para afastar até mesmo as formigas.
É possível secar a casca de limão e utilizá-la como fertilizante para colocar no solo das plantas.
As orquídeas gostam de espaços apertados e realmente só precisam trocar o seu substrato quando começa a decompor-se. Portanto, é bom utilizar uma boa mistura para orquídeas, que contenha casca, fibra de coco, musgo de esfagno e perlita.
É preciso ser muito delicado durante a fase de replantio, danos às raízes podem ser fatais e impedir a floração.