Se você tiver uma planta de manjericão e ela tiver flores, não as jogue fora, pois elas podem ser utilizadas de várias maneiras. A seguir, mostraremos tudo o que você precisa saber.

O manjericão é uma das ervas aromáticas mais adoradas e amplamente utilizadas. Seu aroma e sabor são genuinamente únicos, e é um dos favoritos de muitos. Ele complementa vários pratos, dando aquele toque extra indispensável. Justamente por causa de seu amplo uso, as pessoas geralmente decidem plantá-lo nas proximidades.
Quer você tenha um jardim ou uma simples varanda, basta colocar um vaso e começar a cultivá-la. Dessa forma, você sempre a terá à mão e não precisará pedir ao seu verdureiro. Ela estará sempre fresca, e cuidar dela é realmente simples. Basta tomar algumas pequenas precauções e você estará pronto para começar.
No entanto, o que talvez você não saiba é que não deve jogar fora as flores de manjericão. Na verdade, elas também são comestíveis, e você pode reconhecê-las porque se assemelham a espigas, só que são um pouco menores e mais finas. Elas crescem e geralmente são cortadas e descartadas. Agora, vamos mostrar por que você não deve jogá-las fora.
Não jogue fora as flores de manjericão
Como acabamos de mencionar, o manjericão tem pequenos espinhos em cada haste, onde estão presentes pequenas flores brancas. Geralmente, elas são cortadas quando atingem alguns centímetros. De fato, o corte permitirá que o caule cresça e, consequentemente, tenha mais folhas de manjericão.
No entanto, você pode cultivar alguns desses espinhos até um máximo de 10/15 centímetros para poder usá-los na cozinha e fora dela. Quando atingirem esse comprimento, você poderá cortá-las, mas tenha cuidado, pois elas não são consumidas tão bem quanto as folhas, mas precisam ser secas primeiro.
Portanto, os espinhos são comestíveis, mas primeiro devem ser secos. Quando atingirem um comprimento decente, você poderá separá-las da planta de manjericão, que continuará a crescer ainda mais, e colocá-las ao sol por várias horas. Certifique-se de que não haja vento; caso contrário, as hastes se desprenderão.
Depois de secas, o que leva cerca de 48 horas, elas podem ser usadas de várias maneiras. No entanto, é recomendável colocar essa erva em um frasco com tampa para garantir que ela retenha seu aroma. Mas vamos dar uma olhada em como usá-las de forma bem simples abaixo.
Vinagre de manjericão: veja como
Com os espinhos secos, você pode obter vinagre com infusão de manjericão simplesmente despejando os espinhos secos na garrafa. Deixe tudo em infusão por cerca de 7 dias e depois filtre a mistura. Aqui, você obteve um vinagre de manjericão muito simples sem ir ao supermercado.
Criação de uma muda
Com as hastes de manjericão, também é possível propagar o manjericão e dar origem a uma nova muda. Nesse caso, é aconselhável secar as hastes diretamente na planta. Assim que elas se desprenderem, coloque-as em solo macio misturado com areia. Elas devem estar sempre úmidas e expostas ao sol.
Se você fizer isso na primavera ou no verão, o resultado é garantido. Depois de algumas semanas, você verá as primeiras folhas aparecerem e, aos poucos, a planta começará a crescer. Esses são apenas alguns métodos para usar o manjericão de forma diferente, e você deveria pelo menos tentar.