ORQUÍDEA, O TRUQUE DA ESPONJA PARA A FAZER FLORIR: NUNCA A TIVE ASSIM

Para ter uma orquídea florescente como nunca, existe um método com uma esponja conhecido apenas por algumas pessoas. Aqui está do que se trata.

Na nossa casa, temos muitas plantas e flores que além de embelezarem e adornarem nossas casas, têm um efeito positivo no nosso corpo e humor, além de ajudarem o ambiente.

Muitas delas, graças à fotossíntese clorofiliana, tendem a liberar anidrido carbônico e absorver o excesso de umidade nos ambientes, evitando a formação de condensação e mofo.

Além disso, a presença de plantas e flores em nossas casas, especialmente nas varandas, auxilia na polinização por insetos, uma operação crucial para a preservação do planeta.

ORQUÍDEA: O MÉTODO DA ESPONJA
Uma das plantas mais comuns em nossas casas é a orquídea, devido à sua resistência e às suas flores de várias cores, frequentemente usadas em eventos e cerimônias, devido à elegância de sua flor.

No entanto, nem todos sabem que existe um método chamado de esponja para ter uma flor vigorosa, conhecido apenas pelos viveiristas mais experientes, e é isso que vamos apresentar passo a passo.

Até mesmo uma planta aparentemente morta pode ser revigorada com um resultado surpreendente: comece limpando a planta moribunda, removendo todas as partes secas ou deterioradas.

Depois, retire-a do solo, removendo todas as cascas e, com tesouras esterilizadas, corte todas as outras partes secas que não saem facilmente.

Não se preocupe em remover partes que você não tem certeza se estão deterioradas ou não, é sempre melhor remover partes ruins para que a parte saudável possa se recuperar após o tratamento.

A parte central, ainda viva, aparecerá com uma pequena raiz e folhas perfeitas, desde que não estejam completamente secas. Pode acontecer de aparecerem partes vivas onde fungos e bactérias podem entrar, e essas partes devem ser tratadas com canela, que cicatriza e ajuda a formar novas raízes.

Coloque canela na área cortada e deixe descansar por 48 horas em um ambiente estéril e seco, colocando a planta em um lenço limpo em um prato.

O Que Acontece Com a Planta
Após esse período, corte o fundo de uma garrafa de plástico, cerca de 10 cm, e faça 4 ou 5 cortes no fundo para permitir que a água drene. Prepare um leito para a planta no interior da garrafa.

Para fazer isso, você pode usar musgo ou líquen, ou se não tiver esses materiais orgânicos, inserir uma esponja esterilizada. Uma vez que possua isso, umedeça-a e coloque-a no fundo da garrafa cortada.

Em seguida, coloque a planta na garrafa, envolvendo-a em um saco plástico e fechando-o, criando um microclima que ajudará a planta a se recuperar e reviver.

Coloque-a em um local onde possa receber muita luz, mas evite colocá-la sob luz solar direta por cerca de 50 dias. Após esse período, poderá ver os resultados.

A planta ficará vital, com folhas fortes, verdes e brilhantes, sem fungos nem bactérias, com um sistema radicular perfeito e raízes que crescerão alguns centímetros, formando outras.

Após isso, em um vaso de plástico com furos no fundo, coloque casca dentro e, com cuidado para não quebrar as raízes, insira a planta lentamente, adicionando mais casca até que o vaso esteja cheio.

Em seguida, com um pulverizador, umedeça tudo, mas tome cuidado para não molhar as folhas nos primeiros dias. Dessa forma, a planta deve ser tratada como qualquer outra planta de orquídea.

Após mais três meses, a planta crescerá tanto em folhas quanto em raízes, continuando a crescer e produzindo flores que serão a inveja de todos.

Deixe um comentário