O inverno é uma estação muito rigorosa para as plantas de exterior, pois elas lutam contra os elementos na horta ou no jardim. Chuva, neve, vento, excesso de umidade… nada é poupado durante o inverno, e é por isso que elas têm pouca chance de sobreviver se não estiverem adaptadas ao clima! No entanto, nossas plantas domésticas também podem sofrer. Com o aquecimento secando o ar, o frio ambiente e a falta de luz, a menos que você seja um cacto de Natal, as plantas verdes da sua casa sofrem muito durante o longo período de inverno. Para prolongar sua beleza e tornar suas vidas mais doces até a próxima primavera, descubra os erros a não cometer com suas plantas domésticas no inverno.
(É claro que a maioria dessas dicas é válida durante todo o ano para ajudar as plantas a se desenvolverem. Entretanto, é no inverno que essas armadilhas prejudicarão mais suas plantas já fracas! Portanto, tenha cuidado para não colocá-las em risco. )
Erro 1: Deixar de tirar o pó das plantas no inverno

No inverno, a luz é escassa. Portanto, não é hora de ostentar uma folhagem coberta de poeira que impede a vitalidade das plantas e o processo de fotossíntese que é vital para elas ! Para evitar o enfraquecimento de suas belas folhas verdes, lembre-se de pô-las em pó com mais regularidade. Há várias técnicas eficazes de remoção de poeira. Uma vez por mês, por exemplo, você pode usar um chumaço de algodão embebido em cerveja para tirar o pó e dar brilho às folhas, protegendo-as de pragas de insetos nocivos que possam atacá-las (pulgões, aranhas vermelhas, cochonilhas…). No restante do tempo, um pano macio ou espanador de penas será suficiente.
Erro 2: Temperaturas da casa que variam muito

O calor e o frio constantes podem enfraquecer as plantas que já estão sofrendo. Portanto, é melhor evitar o superaquecimento da casa nessa época e manter uma temperatura constante o máximo possível. Leve em consideração também a presença de uma lareira e um radiador não muito distantes ou uma janela fria não muito distante. Além disso, o aquecimento próximo torna o ar seco e pode danificar as plantas mais sensíveis (como as plantas exóticas). Se possível, mantenha-as longe de todas as fontes de calor e em um cômodo onde a temperatura varie menos (como o quarto ou o escritório, em vez da cozinha ou da sala de estar) para mantê-las saudáveis. Para neutralizar os efeitos de ressecamento do aquecimento e manter um nível suficiente de umidade, borrife a folhagem com mais frequência.
Erro 3: Regar demais as plantas no inverno

No inverno, não é possível manter a mesma taxa de rega que no verão. Isso ocorre porque muitas plantas ficam dormentes no inverno. Além disso, o solo do vaso leva mais tempo para secar e, portanto, você corre o risco de afogar sua planta verde. Para evitar o apodrecimento do solo e o aparecimento de doenças, limite a quantidade de água que você dá à sua planta de casa e regue somente quando necessário. Para fazer isso, espere pelo menos até que a camada superior do solo esteja completamente seca. Demos a você todas as dicas sobre como saber se uma planta precisa de água aqui. Você pode usar essas dicas como referência para evitar a rega excessiva no inverno.
Erro 4: Escolher o local errado para suas plantas no inverno

Algumas plantas são mais frágeis e não gostam de ficar perto de uma janela mal isolada que deixa entrar o frio, ou em uma entrada ou corredor onde as variações de temperatura são muito acentuadas. Há o risco de correntes de ar durante todo o inverno com pessoas entrando e saindo. Além disso, escolha cuidadosamente as plantas de acordo com seus cômodos. Coloque-as de acordo com suas necessidades de luz e sensibilidade e evite manter suas plantas favoritas em locais inadequados.
Além disso, na maioria das vezes em que estão cultivando, as plantas precisam de luz sem luz solar direta. Portanto, no inverno (quando a exposição ao sol é mais variável, curta e inconstante), coloque-as em direção a uma janela grande, janela saliente ou jardim de inverno que atenda a esse critério para maximizar o fornecimento de luz vital.
Erro 5: Usar água de baixa qualidade

Como explicamos anteriormente, o inverno é uma estação rigorosa para as plantas. Portanto, esse não é o momento de optar por um suprimento de água mal planejado. Além de reduzir ou espaçar as quantidades, você também deve optar por uma água de melhor qualidade. A água da torneira, que geralmente é muito dura, pode causar mais danos a uma planta enfraquecida pela devastação do inverno! Um jardineiro bem informado usará água mineral para regar as plantas que a apreciam e água desmineralizada para as demais.
Amigos jardineiros, suas plantas estão com uma aparência um pouco ruim? Não deixe as coisas irem de mal a pior, identifique os sintomas e resolva o problema o mais rápido possível. Agarrando o touro pelos chifres ao primeiro sinal de problema, você pode evitar que suas plantas sofram muito e dar a elas o cuidado certo.