O wingesia é uma planta decorativa que frequentemente encontramos em nossas casas. Não só é bonita, mas também é um purificador natural do ar, e além disso, não tem requisitos muito exigentes. No entanto, às vezes pode se tornar uma fonte de preocupação – começa a murchar, a perder vitalidade e para de florescer. Como salvar um wingesia? Em vez de desistir dela, vale a pena realizar um banho de raízes e fornecer um solo fresco à planta. Isso fará com que ela se recupere rapidamente e comece a produzir muitos novos brotos.
Conteúdo:
Por que o wingesia está murchando? Como salvar um wingesia? Banho de raízes e troca de solo
Por que o wingesia está murchando?
O wingesia deve sua popularidade principalmente às suas folhas e flores. Além de seu valor decorativo, destaca-se pela habilidade de purificar o ar de toxinas, e até mesmo absorver esporos de mofo e fungos. Embora não seja uma planta exigente, às vezes pode começar a causar problemas – começa a murchar, perdendo assim sua aparência decorativa. Você se pergunta por que o wingesia está murchando? Pode haver várias razões, e as mais comuns estão relacionadas com o cuidado inadequado.
- Desidratação do sistema radicular – o wingesia tem uma grande necessidade de água, cuja falta é rapidamente sinalizada pelo murchamento das folhas. O solo no vaso deve estar sempre ligeiramente úmido. Se o solo estiver completamente seco, é melhor mergulhar o vaso em água até que ele esteja completamente saturado e, em seguida, regar a planta de maneira tradicional.
- Local inadequado – a planta prefere locais claros ou parcialmente sombreados (é importante que não sejam expostos à luz solar direta, que pode causar queimaduras nas folhas). Ela também pode se dar bem na sombra, mas então sua floração pode ser menos exuberante.
- Solo muito úmido – em solo excessivamente úmido, as raízes da planta não conseguem respirar livremente. Como resultado, começam a apodrecer, e toda a planta começa a murchar.
- Ar muito seco – no ambiente natural, o wingesia cresce nas partes inferiores das florestas tropicais, por isso gosta de solo úmido. Se estiver muito seco, as folhas começam a secar e cair.
- Adubação excessiva – a planta requer adubação regular. O ideal é fazê-lo uma vez por mês, usando um fertilizante universal para plantas com flores ou preparações naturais. No entanto, é importante ter cuidado com a adubação excessiva, pois o excesso de fertilizantes pode levar a queimaduras nas raízes.
Como salvar um wingesia? Banho de raízes e troca de solo
Um wingesia murchando ainda não é o fim do mundo. Acontece que a planta ainda pode ser salva e receber uma segunda chance de vida. Primeiro, delicadamente retiramos a planta do vaso em que estava crescendo e limpamos as raízes do solo antigo. Em seguida, removemos todas as partes secas e suspeitas. O próximo passo é preparar um banho para o wingesia. Enchemos uma grande bacia com água fervida e fria à temperatura ambiente, e adicionamos um pouco de enraizador e estimulador de crescimento natural. Mergulhamos o wingesia neste banho por 30 minutos.
Enquanto isso, preparamos o solo, cuja base será a terra para samambaias (o wingesia prefere um solo ligeiramente ácido). Basta combinar:
5 punhados de terra para samambaias; 1,5 punhados de perlita; 1 punhado de casca de pinheiro; 1 punhado de carvão vegetal ou ativado.
Para este solo preparado, também podemos adicionar um pouco de micorriza. O vaso para o wingesia não deve ser muito grande, para não estimular um crescimento excessivo das raízes em relação à parte aérea da planta. É melhor que seja transparente, o que facilitará o controle da umidade. Depois de plantar, regamos o wingesia por baixo, despejando água na base (podemos usar a mesma bandeja em que a planta estava de molho). Além disso, lavamos nossa planta com água e sabão potássico, que tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Graças a isso, o wingesia murchando reviverá e voltará a ser uma bela adição à casa.

**mitolyn official**
Mitolyn is a carefully developed, plant-based formula created to help support metabolic efficiency and encourage healthy, lasting weight management.