Utilizar cascas de ovos como adubo, cascas de nozes para obter belas orquídeas, reciclar caroços de cereja para substituir argila expandida ou polvilhar canela para cuidar de plantas feridas e obter sucesso em suas mudas… As dicas peculiares para cuidar das plantas são diversas e criativas. Todas têm em comum sua eficácia extraordinária e sua engenhosidade. Usar fósforos nos vasos é mais um exemplo disso. De fato, os fósforos não servem apenas para acender fogo, muito pelo contrário. Jardineiros espertos sabem disso: eles podem ser úteis de diversas maneiras para quem sabe aproveitá-los. Descubra como essa dica pode ser benéfica para suas plantas.
Duas razões para usar fósforos na manutenção das plantas:
1) Para afastar mosquitos e parasitas
Os problemas com mosquitos que rondam as plantas são comuns. No entanto, nem sempre sabemos como lidar com isso. Existe uma solução simples: plantar fósforos no solo. Eles liberam enxofre, cloreto de potássio e fósforo vermelho, que ajudam a afastar os parasitas e desinfetar o solo, substituindo eficazmente os pesticidas químicos.
2) Para enriquecer o solo com minerais
O solo do jardim externo geralmente é rico em nutrientes. No entanto, o solo das plantas de interior pode carecer desses nutrientes. É necessário adicionar adubos naturais para garantir o crescimento saudável das plantas em vasos. Para enriquecer o substrato sem gastar muito, os fósforos podem ser usados. Os minerais que compõem os fósforos, embora não sejam apreciados pelos mosquitos, são benéficos para as plantas! Essa contribuição de sesquisulfeto de fósforo, cloreto de potássio, magnésio, óxido férrico e, às vezes, até fósforo vermelho fortalece o sistema radicular das plantas e nutre adequadamente suas mudas.
Como usar fósforos nos vasos?
Dependendo do diâmetro do vaso, plante de dez a vinte fósforos no solo, com a cabeça para baixo ao redor de cada planta. Certifique-se de não enterrá-los completamente para não danificar as raízes e hastes das plantas, e para poder facilmente substituí-los quando as pontas perderem a cor. Após cerca de uma semana (dependendo das regas), troque-os para garantir máxima proteção às suas plantas de interior contra pragas, além de um suprimento adequado de bons nutrientes.
Alternativamente, você também pode colocá-los na água de irrigação. Esse fertilizante líquido será bem recebido tanto pelas plantas de interior quanto pelas plantas externas.