5 dicas para FINALMENTE se livrar do creeper

Essa planta dicotiledônea pertence à família Convolvulaceae. Embora elegantes, a trepadeira e a trepadeira do campo são consideradas ervas daninhas por muitos jardineiros, assim como o dente-de-leão. Deve-se dizer que, assim como a grama-caranguejo, essa planta tem um sistema radicular incomum, o que dificulta seu extermínio. De fato, se até mesmo um pedaço for deixado de lado, ele brotará. As sementes dessas plantas também são facilmente semeadas por pássaros. É por isso que é tão difícil se livrar delas no jardim. Entretanto, com muita determinação e paciência, as medidas corretas e produtos ecologicamente corretos, é possível se livrar delas sem usar produtos químicos.

É essencial remover as videiras? Claro que não.

liseron jardin
Créditos: Pixabay/Gaelle Laborie

Em primeiro lugar, lembremos que a videira é uma planta útil para canteiros de flores ou cercas vivas. Por exemplo, ela é um bom indicador de excesso de fertilizante no jardim. Portanto, ela pode indicar aos jardineiros que eles devem limitar o nitrogênio no solo. Esse bioindicador também é um sinal de que o solo está muito compactado. De fato, suas raízes ajudam a descompactar essa compactação. As videiras também são plantas melíferas que atraem insetos polinizadores, especialmente abelhas. Portanto, é bom para as flores, mas também para o jardim. Muitos jardineiros as mantêm por esse motivo, cortando as flores antes que elas possam dispersar suas sementes.

Entretanto, como todas as ervas daninhas, ela compete com as plantas vizinhas e as sufoca ao capturar água, luz e nutrientes do solo. Isso é especialmente verdadeiro no caso de invasão intensa. Com essas informações em mãos, cabe a você decidir se deseja remover essas plantas.

Como posso remover a trepadeira do meu jardim?

Liseron dans le jardin
Créditos: PxHere

1) Medidas apropriadas contra a videira

Algumas ações são completamente desnecessárias. Esse é o caso, por exemplo, do uso de um capinador térmico, que não alcança as raízes profundas da planta. Quanto ao uso de uma pá ou de um cultivador, isso não é recomendado. Isso pode deixar seções de raízes no solo e quebrá-las. No entanto, há outras medidas que podem ser tomadas para controlar a propagação ou até mesmo evitar que ela se espalhe. Para evitar a propagação aérea (sementes espalhadas por pássaros), corte as partes aéreas antes que elas produzam sementes. Não se esqueça de aplicar cobertura morta para evitar que a trepadeira crie raízes e de capinar o solo descoberto a cada 8 dias.

2) Remoção manual, a técnica mais eficaz

A capina manual deve ser feita na primavera ou no início do verão em solo seco. Remova cuidadosamente mais de 30 cm de solo com uma grade, uma goiva ou um garfo e remova as pontas das raízes. Se você deixar alguma delas de fora, é provável que a videira volte a crescer, portanto, seja minucioso e evite quebrar as raízes. Quanto mais você quebrar as raízes, mais essas plantas voltarão a crescer. Repita esse procedimento a cada dez dias para esgotar a planta. Eventualmente, ela crescerá cada vez menos. Sim, o enraizamento dessa planta é um trabalho repetitivo e de longo prazo!

3) Vinagre branco ou água fervente

vinaigre blanc jardin
Vídeo do canal da Cab7 no YouTube

Esse produto ecologicamente correto é muito útil no jardim e matará os talos em apenas algumas horas. Para aproveitar seu poder de eliminação de ervas daninhas, basta borrifá-lo nas plantas com um pulverizador. Em seguida, repita a operação 10 dias depois. As plantas que já estiverem enfraquecidas não resistirão ao produto. Se o vinagre branco acabar, você pode usar macarrão fervente ou água de batata para matar a planta. Repita a operação 2 ou 3 vezes nos brotos a serem tratados e você verá que é excelente para matar ervas daninhas. Em seguida, remova as raízes conforme explicado acima.

4) Solarização para remover a videira

A solarização é uma técnica popular de controle de ervas daninhas. Ela consiste em cobrir o solo invadido com uma lona preta grossa, cujas extremidades são enterradas ou bloqueadas no local. Uma vez colocada, a lona deve permanecer no local por vários meses para sufocar a vegetação. Essa técnica é excelente para grandes áreas. No entanto, esteja ciente de que ela não é muito atraente. A cobertura vegetal ou as folhas mortas ajudarão a camuflá-la. Para algumas plantas espalhadas em seus canteiros de flores ou pomares, coloque uma lata simples sobre cada planta a ser removida.

5) Outras plantas para combater a videira? Sim e não

Oeillets d'Inde fleurs pucerons jardin potager
Créditos: Wikimedia Commons/ TitTornade

As plantas e flores são uma arma ecológica muito eficaz. Tóxicas para plantas indesejadas ou pragas de insetos nocivos, elas podem proteger o jardim com eficácia. O Tagetes nematocida é frequentemente recomendado como um excelente herbicida contra essa erva daninha. Seu primo menor, o Tagetes patula (ou calêndula), é um excelente preventivo e também repele a grama do sofá, os nematoides e os pulgões. O Tagetes minuta produz um herbicida potente e destrutivo. Entretanto, a eficácia dessas plantas é motivo de debate entre os jardineiros.

Deixe um comentário