As orquídeas podem ser um dos vegetais domésticos mais desafiadores de cuidar. Se você tem uma orquídea com folhas amarelas ou raízes apodrecendo, e no geral ela não está se saindo bem, não a jogue fora, pois ela pode ser salva. Preparamos um guia para ajudar a revitalizar a sua orquídea.
PASSO 1: VERIFIQUE A ORQUÍDEA
Remova cuidadosamente a orquídea do vaso atual e verifique as raízes. Você deve procurar raízes verdes e brancas. Mesmo que a planta não tenha folhas, as raízes podem realizar a fotossíntese. Elas absorvem nutrientes da água e do ar, o que pode reviver a planta.
PASSO 2: COLOQUE A ORQUÍDEA EM UM RECIPIENTE COM MUSGO
Plantar musgo com a orquídea é uma ótima maneira de evitar o aparecimento de mofo nas raízes. Também ajuda a manter a umidade adequada para a planta. Se deseja adicionar musgo, siga estes passos:
Obtenha um recipiente ou bandeja que seja mais alto e tenha aproximadamente a mesma largura que o vaso onde a orquídea estava.
Coloque um pequeno volume de água no recipiente. Encha o recipiente com 2 a 3 cm de musgo vivo.
Em seguida, usando tesouras desinfetadas, corte todas as raízes secas e coloque a orquídea sobre o musgo.
Coloque o recipiente na janela para que a planta receba muita luz solar. Após algumas semanas, brotos começarão a crescer na antiga orquídea.
PASSO 3: REASSARIE OS BROTIHOS DAS ORQUÍDEAS
Após algumas semanas, uma nova orquídea deve crescer a partir da antiga. Quando a nova orquídea começar a ter folhas e raízes, separe-a da antiga.
Pegue um recipiente menor ou uma tigela.
Coloque um pequeno volume de água no fundo do recipiente.
Encha-o com musgo vivo.
Coloque a nova orquídea no recipiente e aguarde alguns dias até que novas raízes e folhas comecem a crescer na planta.
PASSO 4: PLANTAR A ORQUÍDEA NO VASO
Depois de algum tempo, novas raízes se desenvolverão na nova orquídea e devem estar firmes, verdes ou brancas ao toque. A própria planta deve ter folhas verdes. Em seguida, adquira um substrato especial para orquídeas, que normalmente consiste em cascas de madeira ou musgo. Coloque-o em um vaso que drene bem e tenha um diâmetro de aproximadamente 10 a 15 cm. Após plantar a orquídea, regue-a com água destilada todas as semanas.
PASSO 5: ENCONTRE O LOCAL IDEAL PARA SUA ORQUÍDEA
As orquídeas devem receber luz solar indireta. Então, o ideal seria colocá-las perto de janelas voltadas para leste. Ou você pode posicioná-las na face oeste, longe da janela, sobre uma mesa ou prateleira. Evite colocá-las em janelas voltadas para o norte, pois não receberão luz solar suficiente.
PASSO 6: AJUSTE A TEMPERATURA CORRETA
As orquídeas são plantas tropicais que vivem em temperaturas constantes ao longo do ano. Elas precisam de uma temperatura estável para prosperar. Durante o dia, elas devem estar em um local com cerca de 23°C, e à noite a temperatura deve estar em torno de 18°C. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 32°C, e a temperatura mínima que a planta pode tolerar é -1°C.