8 dicas da avó para se livrar das lesmas

Estratégias Sustentáveis para Proteger seu Jardim das Lumachas

As lumachas, embora não sejam as mais bem-vindas no universo dos jardineiros, podem causar consideráveis danos ao jardim e à horta. A tentação de se livrar desses parasitas após alguns indesejáveis banquetes em folhas e brotos é compreensível. Contudo, como afastá-las das plantas sem recorrer a pesticidas ou outros produtos químicos pouco ecológicos? Descubra métodos naturais e eficazes para manter as lumachas à distância, utilizando soluções acessíveis e respeitosas ao meio ambiente.

1) A Colheita Simplesmente! Dê um basta nas lumachas! Armado com coragem, recolha-as manualmente para liberá-las longe da horta. Alternativamente, utilize meios como metades de pomelo, tábuas de madeira, pedaços de cartão ou telhas. Coloque esses objetos diretamente no solo ou experimente uma abordagem estética, posicionando um vaso de flores invertido com uma abertura para que elas se abriguem. No dia seguinte, basta virar o vaso para coletá-las.

2) Atraia as Lumachas para Melhor se Livrar Delas Experimente o famoso truque da cerveja para distraí-las. Coloque uma tigela com cerveja próxima às plantas que deseja proteger, lembrando-se de trocar o recipiente a cada dois ou três dias. No entanto, este método pode atrair todas as lumachas da vizinhança, incluindo aquelas que não tinham intenção de visitar o seu jardim. Outras alternativas incluem atrai-las com montes de ervas frescas, fatias de batata ou farelo. Uma vez atraídas, você poderá coletá-las para liberá-las em outro local.

3) Pós Úteis contra as Lumachas Espalhe café moído ao redor das plantas jovens, já que as lumachas detestam cafeína. Além de repelir, o café funciona como fertilizante para o jardim. Outra opção é polvilhar de 1 a 2 colheres de amido de milho em um frasco e colocá-lo nos locais onde as lumachas estão presentes. O amido fará seus estômagos incharem, eliminando-as. Embora não seja a solução mais recomendada, pode ser necessário em casos de grande invasão. Outra opção é salpicar sal sobre elas, mas esta é uma medida extrema e não é saudável para o ambiente, devendo ser usada apenas em último caso. Lembre-se sempre de que as lumachas são mais ativas e prejudiciais à noite. Adquirir o hábito de regar de manhã contribuirá significativamente para evitar a umidade do solo, tornando-o menos convidativo para essas criaturas. Essas estratégias não apenas protegem suas plantas, mas também promovem práticas ecológicas, eliminando a necessidade de produtos químicos prejudiciais. Siga essas dicas e desfrute de um jardim exuberante e saudável, livre das preocupações causadas pelas lumachas.

Deixe um comentário