As ervas daninhas no jardim dificultam a vida até mesmo dos jardineiros mais experientes. Uma vez instaladas e enraizadas, você pode ter certeza de que elas sufocarão outras culturas ou plantas, extraindo seus nutrientes diretamente do solo. Sem esquecer que também invadem os caminhos do jardim, comprometendo sua estética. Se você tem problemas para remover as ervas daninhas do seu jardim, horta ou gramado, aqui estão alguns conselhos naturais para dizer adeus a essas indesejáveis ervas daninhas.
Elas proliferam por toda parte e crescem espontaneamente no jardim, onde não gostaríamos que estivessem. Mas não é questão de se preocupar, é hora de agir e tomar medidas para poder desfrutar serenamente dos benefícios que a jardinagem proporciona.
Algumas pessoas realizam a remoção manualmente, embora essa prática exija muita paciência. Isso certamente limita a invasão, mas não 100%. Outros recorrem a meios mais sofisticados, como os geotêxteis. Também chamado de feltro geotêxtil, este último consiste em um tecido que é colocado no solo antes de depositar a brita; é imputrescível e resistente.
No entanto, certos remédios naturais podem ser de grande ajuda para remover essas plantas voluntárias e evitar a tarefa incômoda de arrancar as ervas daninhas. Estes são alguns ingredientes que geralmente se encontram em nossas cozinhas, são ecológicos e econômicos.
Quais são esses remédios?
Vinagre
Para prepará-lo, você precisará dos seguintes ingredientes:
– 3 litros de vinagre branco
– 1 colher de sopa de detergente para pratos
– 1 xícara de sal
Simplesmente misture todos os ingredientes e coloque a preparação em uma garrafa com pulverizador. O truque é usar este remédio nas horas mais quentes e ensolaradas do dia, pulverizando a mistura sobre as ervas daninhas. Com o tempo, as ervas daninhas desaparecerão.
Óleos essenciais de cítricos
Para este remédio, você precisará de:
– Algumas gotas de óleo essencial de cítricos
– 1 xícara de vinagre
– 1 colher de sopa de detergente para pratos
Misture todos os ingredientes e pulverize a mistura sobre as ervas daninhas. Os cítricos contêm uma substância chamada limoneno, que tem o poder de acabar com as ervas daninhas indesejadas.
Água de cozimento de batatas
É um remédio antigo, tão velho quanto o mundo. Basta despejar a água de cozimento das batatas, ainda quente, sobre as ervas daninhas rebeldes para vê-las desaparecer. É um herbicida eficaz, ecológico e principalmente econômico.
Bicarbonato de sódio
Geralmente utilizado para a limpeza da casa, este pó branco também é usado para combater as indesejáveis ervas daninhas que se aninham entre as pedras de um terraço ou até mesmo de um jardim.
Para fazer isso, você pode polvilhar bicarbonato de sódio diretamente sobre as ervas daninhas duas vezes por ano, na primavera e no outono. Outro método é misturar um litro de água fervente com 70 gramas de bicarbonato de sódio e despejar esta preparação diretamente sobre as ervas daninhas.
Cobertura morta
Esta é uma técnica que consiste em nutrir e proteger o solo, cobrindo-o com resíduos biodegradáveis, como cânhamo, palha, feno, casca de madeira ou até folhas secas. Utilizada na horta, este método evita a proliferação de ervas daninhas ao redor das plantas, privando-as de água e luz.
Cinzas de madeira
Se você tem a sorte de se aquecer no inverno com o calor suave e agradável de uma lareira, terá a oportunidade de reciclar as cinzas da madeira. Ao despejá-las em seu gramado, você se livrará do musgo que invade seu jardim.
