A maioria das mulheres que cultivam plantas domésticas percebe que, com o tempo, a terra nos vasos se cobre com uma camada branca de flores, fungos ou insetos pretos desagradáveis começam a aparecer.
Este problema pode ser evitado ao espalhar um dos seguintes materiais no solo do vaso, conforme mencionado pela senhora Danica.
O preenchimento do solo é utilizado na jardinagem, onde é utilizada como cobertura para canteiros, como cascas de árvores, agulhas de pinheiro, material não tecido e pedras. Além de servir como decoração, a cobertura impede o crescimento de ervas daninhas e retém a umidade por mais tempo.
O MESMO RESULTADO PODE SER ALCANÇADO AO COBRIR O SOLO DOS VASOS DE PLANTAS DOMÉSTICAS.
Um dos principais benefícios deste método é que ao usar o material adequado, você evita o surgimento de fungos, mantém a umidade adequada no solo e previne a presença de insetos no vaso. As plantas vão te agradecer.
Além disso, a superfície do solo não se torna dura nem forma uma crosta. Para cobrir o solo dos vasos de plantas domésticas, são usados materiais de diferentes formas e cores, que não se desvalorizam nem apodrecem com a umidade ao longo do tempo.
1. Areia de rio ou cascalho fino
A principal condição é usar areia limpa sem qualquer material estranho, como argila. Antes de usar, lave e seque a areia no forno.
Despeje a areia na superfície do solo, a camada de areia deve ser pelo menos 1 a 2 centímetros de espessura. A cobertura com areia ou cascalho é usada na maioria das vezes para cactos e suculentas.
2. Cacos de cerâmica como drenagem
– Advertisement –
Os cacos de cerâmica são colocados não apenas no fundo, mas também na superfície do solo. Se desejar usá-lo dessa forma, escolha um material com formato uniformemente arredondado. Os cacos de cerâmica funcionam como uma decoração, agindo como pedrinhas, e sua superfície porosa absorve o excesso de umidade durante a rega e libera gradualmente para as plantas.
3. Vermiculita e perlita
Esses dois materiais são frequentemente usados como aeradores de solo. Também podem ser usados para cobrir a superfície do solo em vasos de plantas. A vermiculita se parece com areia dourada e a perlita cria estruturas brancas bonitas.
Se colocar perlita em um vaso branco, sua planta ficará ainda mais bonita. A espessura da camada de perlita e vermiculita não deve exceder 1 a 2 centímetros. Assim que o material for utilizado, não se esqueça de regar as plantas. Sua estrutura porosa absorverá o excesso de umidade.
4. Casca de nozes
– Advertisement –
É frequentemente usada para decorar vasos de plantas. Coloque a casca com a parte interna virada para baixo para que a água escorra como se fossem pedrinhas durante a rega.
A casca contém substâncias que têm funções antissépticas, o que impede o surgimento de fungos e apodrecimento. Além disso, você terá uma aparência original para suas plantas domésticas.
5. Musgo sphagnum (Turfa)
Este material é considerado muito valioso e benéfico para as plantas. O musgo, como cobertura, cobre o solo nos vasos, destrói as bactérias existentes, previne o apodrecimento e o surgimento de fungos. Ele também impede a evaporação da umidade do solo e, após a rega, absorve o excesso de água.
O musgo confere às plantas uma aparência natural e é apreciado por muitas plantas tropicais, como monstera, orquídeas, antúrios e samambaias.