O Espatifilo, também conhecido como Lírio-da-paz, é uma planta de interior popular. Além de ser um belo complemento para a decoração interna, possui propriedades úteis.
Esta planta é muito fácil de cuidar e não exige muitos cuidados especiais.
No entanto, se você está tendo dificuldades em fazê-la florescer, temos uma ótima dica do YouTube que certamente ajudará a planta a florescer!
### Limpeza do Ar e Mitos Misteriosos
O Espatifilo atua como um purificador natural de ar, removendo eficientemente poeira, vapores prejudiciais e até mesmo o eletrosmog do ambiente. É recomendável para a sala de estar ou escritório, idealmente próximo a aparelhos elétricos como computadores ou televisores.
Esta planta tem sido associada a muitos mitos místicos:
– Acreditava-se que uma mulher solteira que começasse a cultivar essa planta logo encontraria sua felicidade ao lado de um homem.
– Diz-se que melhora a energia da casa, trazendo tranquilidade e felicidade aos proprietários.
– Supostamente funciona como um medidor de humor; se houver frequentes discussões na família, a planta para de florescer, começa a murchar e pode até mesmo morrer.
– A crença de que, se a planta florescer completamente, em breve seu dono terá um filho tão esperado (ajudando mulheres desesperadas em seus esforços para se tornarem mães).
Para fazer o Lírio-da-paz florescer lindamente, você só precisa de um ingrediente e água…
### Fertilizante Natural para Florescer
Você precisará de:
1 colher de sopa de cinzas de madeira
1 litro de água
Instruções:
As cinzas contêm potássio, fósforo e outros nutrientes essenciais para o crescimento e florescimento desta planta popular.
Adicione uma colher de sopa de cinzas em um litro de água morna e misture bem.
Despeje esta solução na base do Lírio-da-paz.
Você também pode usar outro método, aplicando as cinzas ao redor da planta, mexendo suavemente na terra e regando.
Este excelente fertilizante cumprirá sua função e, em breve, sua planta certamente florescerá.
### Cuidados com a Planta
A casa natural desta planta é a América do Sul, então ela adora calor. A temperatura ideal para esta planta é de 18 a 25 graus Celsius; se for mais baixa, ela não prosperará.
Como o Lírio-da-paz cresce na selva, não tolera luz solar direta. Se os raios solares incidirem diretamente sobre a planta, podem causar queimaduras nas folhas. Durante as horas mais quentes do dia, é melhor mover a planta para a sombra ou cobri-la.
O Lírio-da-paz prefere sombra ou meia-sombra, mas a falta prolongada de luz pode afetar a cor e o tamanho das folhas – elas se tornarão frágeis e pequenas. A melhor posição é próxima a uma janela leste.
Originária de uma selva úmida, esta planta prefere solo úmido, mas não encharcado. Ela gosta de ser regada e aprecia a umidade. Para a fertilização, use um fertilizante completo a cada 2 semanas na primavera e no verão (de abril a setembro). No outono e inverno, a planta precisa de descanso e é melhor não fertilizá-la.
### Problemas e Soluções
Apesar de não precisar de muitos cuidados, às vezes podem ocorrer problemas ao cultivar essa planta.
1. Luz Inadequada
Se a planta não recebe luz suficiente, as folhas perdem a cor intensa, as pontas ficam amareladas e os caules se curvam. Se a exposição à luz solar for muito intensa, as folhas podem ficar queimadas.
2. Excesso de Água
As raízes começam a apodrecer e as folhas ficam enegrecidas.
3. Falta de Água
As folhas ficam pequenas e murchas, não são tão elásticas quanto antes.
4. Infestação de Pragas
Verifique as folhas por baixo; se houver pragas, trate-as com um fungicida adequado.
### Outros Problemas Comuns
– Menos flores
Lembre-se sempre de remover as flores e folhas secas a tempo. Quanto mais tempo você as deixar na planta, mais nutrientes elas consumirão, e a planta terá menos flores. Se a planta não floresce por muito tempo, pode estar faltando minerais essenciais, então forneça a nutrição adequada.
– Pontas das folhas amareladas e secas
Neste caso, a planta está sofrendo com ar muito seco e precisa de mais umidade. Não regue mais, mas borrife as folhas. Lembre-se, o Lírio-da-paz é originário de uma selva úmida e precisa de umidade constante no ar.