Usar borra de café para manter as plantas saudáveis não é mais segredo para ninguém. No entanto, poucos sabem que esse método não é indicado para todos os tipos de plantas. Apenas algumas plantas podem ser adubadas com borra de café.
Jardinagem
Borra de café nas plantas – Nanopress.it
Quais são as plantas que realmente podem ser adubadas com esse truque? Como proceder da maneira correta?
BORRA DE CAFÉ: QUAIS PLANTAS ADUBAR COM ESSE MÉTODO?
Vamos responder imediatamente à pergunta número um com uma observação importante. Algumas plantas precisam de um solo mais ácido, outras de um solo mais nitrogenado. A borra de café nutre, especialmente, os solos mais nitrogenados.
Descartar a borra de café é um verdadeiro desperdício: ela é uma fonte valiosa para certas plantas. Enriquece o solo com potássio, nitrogênio, cálcio, magnésio e outros elementos essenciais para a nutrição das plantas. Não apenas isso: também é capaz de afastar insetos nocivos.
Entre as plantas que se beneficiam da adubação com borra de café, que necessitam desse nutriente específico, encontramos abetos, bétulas e bordos. Em relação às ervas aromáticas que todos podemos cultivar em casa, as mais indicadas são manjericão, alho e salsa.
E os vegetais? Entre os vegetais que se beneficiam dessa técnica, mencionamos pepinos, nabos, berinjelas, abóboras, abobrinhas e batatas. Até mesmo a melancia prefere a adubação com borra de café.
Adubar as Plantas com Borra de Café: Como Proceder
Como mencionado, a borra de café pode ser usada tanto para adubar quanto para afastar parasitas.
Usá-la como adubo requer um procedimento simples. Primeiramente, é preciso armazená-la seca em um recipiente hermético para evitar que a umidade cause mofo.
Basta espalhá-la cuidadosamente diretamente sobre o solo. Para aumentar a produtividade de flores e frutos, você também pode espalhar os grânulos de borra de café ao redor do caule da planta.
Com o seguinte procedimento, você pode preparar um verdadeiro fertilizante:
Em um recipiente com água, dilua dois grãos de borra de café;
Deixe em infusão por pelo menos dois dias.
Dessa forma, você obterá um excelente líquido para adubar, a ser utilizado em qualquer tipo de planta frutífera ou floral. É ótimo para uso em varandas como composto nitrogenado.
Se quiser utilizar a borra de café como repelente de pragas (por exemplo, contra formigas e lesmas), você precisará formar círculos com os grãos de borra espalhados. Assim, protegerá a planta criando uma barreira protetora.