A minha avó contou-me um truque para armazenar alho. Fica fresco durante um ano e não é preciso estar sempre a comprá-lo

Os benefícios do alho são conhecidos há vários séculos e é um dos ingredientes básicos que você deve sempre ter à mão. No entanto, nem todo mundo sabe como armazená-lo.

O armazenamento do alho é um tópico importante. Se tiver as condições corretas de armazenamento, ele pode durar até a próxima estação. Caso contrário, ele começará a apodrecer ou brotar. Se você deseja evitar isso e aprender sobre as condições ideais para armazenar alho, continue lendo este artigo…

As propriedades benéficas do alho são amplamente explicadas pelo fato de ser um bulbo que, por si só, possui tantos nutrientes que podem crescer a partir dele no futuro. Assim que o alho começa a brotar (principalmente devido à alta umidade), o teor de vitaminas começa a diminuir rapidamente. Ele fica murcho, sem sabor e estraga-se rapidamente.

A decomposição torna o alho um cultivo que não deve ser consumido. Antes de armazenar o alho, é preciso separá-lo cuidadosamente e remover todas as cabeças com manchas, buracos e áreas escuras.

MÉTODO ANTIGO DE ARMAZENAMENTO
Antes da invenção das geladeiras, o alho era entrelaçado e pendurado em um lugar fresco e escuro – no sótão ou na adega. Ele poderia ser armazenado assim por vários meses sem brotar. Mas e se suas condições não permitirem que você armazene alho dessa maneira em casa?

QUEIMAR AS RAÍZES

O alho recém-colhido ou comprado sempre tem algumas raízes. Sim, elas não são muito visíveis, mas são responsáveis por ele brotar ou não. Se você quiser evitar isso, deve queimá-las com fósforos, isqueiro ou um fogão.

ENTERRAR EM SAL

Este método requer uma caixa ou recipiente de três litros. Camadas de sal alternam-se com as cabeças de alho e as envolvem firmemente. Os dentes de alho permanecem frescos por um longo período e não podem apodrecer ou brotar: é como se fossem conservados no sal.

Outra maneira de proteger o alho da umidade é usar serragem, grãos, cinzas ou farinha em vez de sal, desde que a camada superior do produto solto tenha pelo menos 2 cm de espessura.

PARAFINA DERRETIDA

O alho recém-colhido costumava ser mergulhado em parafina derretida, deixado escorrer e endurecer. Dessa forma, não podia perder umidade e não corria o risco de estragar.

Compartilhe este artigo com aqueles que não sabem como armazenar corretamente o alho em casa!

Deixe um comentário