A mosca branca é um inseto parasita de plantas que se alimenta da seiva encontrada nas folhas. Vamos descobrir mais sobre o que é e como eliminá-la.
Moscas no jardim
Mosca branca – Nanopress.it
Originária de regiões tropicais, a mosca branca pode ser perigosa para as plantas, pois se reproduz rapidamente.
O QUE É A MOSCA BRANCA
Inseto parasita que se alimenta da seiva das folhas, a mosca branca consegue prosperar em ambientes onde a temperatura varia entre 27 e 33 graus Celsius. Ela pode se espalhar rapidamente, já que se reproduz muito rápido, chegando a depositar entre 150 e 200 ovos de uma só vez. A reprodução pode ocorrer até 4 vezes em um único ano. Os ovos eclodem em apenas 24 horas.
Mosca Branca
mosca branca – nanopress.it
Visualmente, o inseto se assemelha muito a borboletas devido às suas asas, que podem chegar a 2 milímetros de comprimento. Graças às asas, podem voar e se deslocar. Além disso, possuem uma cabeça e seis patas. O que caracteriza a mosca branca é a presença de um pó ceroso protetor.
As plantas que esse inseto se alimenta são diversas, desde árvores frutíferas até flores. O sintoma apresentado pelas plantas afetadas por esse parasita é a diminuição da fotossíntese clorofiliana, que pode ser obstruída pela mosca branca.
Assim, as folhas caem da planta após amarelar, justamente porque o processo vital para elas é prejudicado. Além disso, a mosca branca produz e libera uma substância açucarada nas folhas que pode causar fungos que transmitem vírus e bactérias que podem ser fatais para a planta.
Como afastar esse parasita
Combater o aparecimento das moscas brancas é muito difícil. Em vez disso, para afastá-las, é melhor agir preventivamente. Pode-se fazer isso arejando a estufa, se as plantas estiverem lá, garantindo que as temperaturas se mantenham abaixo de 27 graus.
Outro remédio natural é introduzir insetos que se alimentam das moscas brancas onde suas plantas estão. Um exemplo? Joaninhas. Além disso, entre outros repelentes, estão: alho, pimenta e sabão de Marselha.
mosca branca
mosca branca – nanopress.it
Para eliminar o aleurodídeo (outro nome pelo qual a mosca branca é conhecida) na agricultura orgânica, são permitidos outros métodos, como o uso de óleo essencial de laranja doce, óleo de neem e piretro.
Não se deve excluir o uso de armadilhas cromotrópicas. Elas devem ser penduradas no jardim, acima das plantas infestadas. Funcionam de maneira semelhante a um papel mata-moscas. No entanto, deve-se ter cuidado, pois pode matar até insetos benéficos, especialmente se houver plantas em floração.