Adiciono apenas 1-2 comprimidos de carvão ativado: as minhas flores crescem imediatamente e parece-me um jardim botânico

Os meus receios com o cultivo de flores persistem, mesmo adorando-as. Nem todos têm jeito para a jardinagem, e no meu caso, tudo se resume à fase inicial de germinação das sementes.

É inexplicável como apenas 2 a 3 sementes germinam de todo o pacote e, mesmo assim, acabam por morrer mais cedo ou mais tarde. Por outro lado, as flores cultivadas pela minha amiga estão sempre em excelente estado.

Depois de ela me revelar o seu segredo, decidi experimentar cultivar as minhas petúnias favoritas na varanda.

As petúnias são a alma do verão, capazes de embelezar varandas de apartamentos, escritórios ou cafés acolhedores desde o início do verão até ao final do outono.

Para que em junho as suas petúnias floresçam lindamente, é preciso começar o trabalho já em março. Por meio deste método simples e engenhoso, vamos partilhar consigo um guia para que possa desfrutar destas plantas perfumadas desde o verão até ao outono.

O primeiro passo é comprar sementes baratas no mercado. Os materiais necessários para a germinação podem ser encontrados em casa.

Você vai precisar de:

– Qualquer garrafa plástica com tampa
– Tesoura ou faca afiada
– Meias de nylon
– Espuma de poliestireno
– Substrato de coco (opcional)
– Espeto
– Carvão ativado
– Filme plástico ou saco de polietileno

Procedimento:

1. Pegue numa garrafa plástica (por exemplo, de 500 ml) – dependendo do número de plantas que deseja plantar no recipiente. Corte a garrafa ao meio e coloque a parte superior com a tampa virada para baixo sobre a parte inferior.

2. Com cera quente ou uma agulha, faça um pequeno furo na tampa da garrafa para criar um orifício. Para criar o orifício:

– Corte uma tira fina de cerca de 0,5 cm das meias de nylon, esticando-a ainda mais. Isso é necessário para permitir que a água chegue até às raízes.
– Passe a meia (o orifício) pelo buraco na tampa e aperte-o. Ajuste o comprimento da meia para que toque na parte inferior da garrafa.

3. Quebre a espuma em pedaços menores e cubra a meia até ao topo da abertura. Use o poliestireno para criar uma drenagem menor.

4. Enquanto segura a extremidade superior da meia com os dedos, coloque cerca de 5 cm de terra. Pressione suavemente e deixe uma pequena parte da meia na superfície do solo. Em seguida, coloque uma quantidade de argila na garrafa, sem atingir a borda superior, cerca de 3-4 cm, e pressione-a novamente com a colher.

5. Pode criar uma camada adicional de substrato de coco na superfície do solo, onde as sementes serão semeadas. Esse passo é para proteger as mudas do aparecimento de doenças fúngicas. No entanto, não é obrigatório.

6. Antes de plantar as sementes, regue generosamente o solo. Pegue algumas sementes na ponta do espeto e plante-as no solo. Cinco sementes em cada garrafa serão suficientes. Em seguida, pulverize água sobre o solo.

7. Na parte inferior da garrafa, despeje água. Para não precisar trocá-la com frequência, adicione uma ou duas pastilhas de carvão ativado. Em seguida, feche a parte superior da garrafa com filme plástico ou um saco.

8. Para que as sementes de petúnia se fixem melhor, coloque a garrafa num local luminoso com uma temperatura entre 23-28 graus. Após a germinação das primeiras sementes, pode remover o filme ou saco da garrafa.

9. Já ouvi de jardineiros sobre o processo de transplante. Consiste em mudar as plantas de um vaso pequeno para um maior, assim que surgem as primeiras folhas verdadeiras. Neste caso, não precisa de repicar nem regar. Agora você sabe como plantar sementes de petúnia de forma simples e até economizar espaço na sua janela.

Se fizer tudo corretamente, em maio já pode transplantar as petúnias para vasos ou canteiros de flores.

Deixe um comentário