As morangas são a razão principal para muitas pessoas visitarem seus jardins. Infelizmente, após alguns anos, a fertilidade dos antigos canteiros diminui consideravelmente, e os arbustos antigos param de dar frutos. O jardineiro tem apenas duas opções: comprar mudas no mercado ou aprender a propagá-las por estolões. O segundo método é muito mais econômico e, se você dominá-lo, será muito útil.
NO FINAL DO VERÃO, OS ESTOLOS APARECEM COM NOVAS PLANTAS.
Selecione os maiores e plante-os em solo fértil, livre de ervas daninhas. O segredo está no sistema radicular, que se desenvolve antes da separação da planta-mãe.
Os estolhos são recomendados para a propagação de qualquer cultura híbrida – isso preserva características importantes, já que a nova planta terá o mesmo conjunto de genes.
A propagação de morangos por estolões deve ser feita no meio do verão. Os novos brotos devem ser enraizados até o início de agosto.
Para não perder o momento certo para o plantio, prepare tudo o que precisa antes do surgimento dos novos brotos. Ao colher as bagas, identifique os arbustos com os frutos maiores e mais doces – corte estolões deles.
VOCÊ PODE SEPARAR OS PRÓPRIOS ARBUSTOS PARA COLETAR OS ESTOLOS ANTES DA MATURAÇÃO.
Reserve uma pequena parte do canteiro para a reprodução. Quando os estolhos aparecerem, deixe no máximo 2-3 nos arbustos. Isso garantirá material de alta qualidade para a multiplicação dos morangos.
Se não for possível propagar os morangos no verão, pode-se fazê-lo na primavera. É verdade que esse método leva mais tempo. Os estolhos da primavera são cultivados em vasos e apenas os brotos de primeira ordem (aqueles que vêm diretamente do arbusto-mãe) são adequados para isso.
DAS PLANTAS PROPAGADAS, REMOVA AS HASTES E OS BROTOZINHOS EXTRAS. Encha pequenos vasos com uma mistura de solo e composto. Plante os brotos das plantas sem cortar os estolões da planta-mãe.
Após o plantio, os morangos devem ser regados regularmente, mas protegidos de raízes que sobressaem do solo. Quanto mais você capinar e adubar o solo, mais rápido as novas plantas enraizarão.
OS ESTOLOS CULTIVADOS EM “VASOS” DEVEM SER TRANSPLANTADOS PARA FUROS ESPECIAIS. É importante que a terra ao redor das raízes não esteja muito compactada. Corte um copo plástico e mova a planta diretamente do solo para o novo canteiro.