O cheiro de esgoto no banheiro, infelizmente, pode ser um problema bastante comum, especialmente nos banheiros de resorts à beira-mar. Vejamos as causas e os remédios.

Muitas vezes é impossível entender de onde vem o cheiro de esgoto no banheiro. No entanto, a resposta pode ser mais simples do que você imagina.
ODOR DE ESGOTO NO BANHEIRO: DE ONDE VEM?
Não importa o quanto a casa seja limpa e o cuidado que se tenha com a limpeza do banheiro: o cheiro de esgoto pode chegar quando menos esperamos. Esse tipo de cheiro pode ser persistente e muito incômodo. Assim que você entra no banheiro, pode parecer que a casa está suja e mal cuidada.
No entanto, o problema pode surgir especialmente quando se mora em blocos de apartamentos bastante grandes, onde são produzidos e descarregados líquidos que podem causar maus odores. Em alguns casos, os odores desagradáveis também podem ser causados pelo comportamento não muito correto dos proprietários de apartamentos. O problema ocorre especialmente quando está quente e a umidade atinge níveis altos.
O cheiro de esgoto no banheiro pode ter várias origens. Em primeiro lugar, pode ser o sifão das pias que o provoca. Pode haver acúmulo de calcário ou material orgânico em seu interior. Esses elementos, com o tempo, podem causar mau cheiro. Na verdade, o sifão deve funcionar como um tampão, mas se o nível da água cair muito, os maus odores podem vir à tona e se proliferar no banheiro. Se o mau cheiro vier de lá, é preciso fazer a manutenção adequada.
Até mesmo a drenagem do vaso sanitário pode emitir o clássico mau cheiro de esgoto. Nesse caso, é a fossa séptica que libera o odor. Também nesse caso, a manutenção é essencial.
O mau cheiro de esgoto também pode ser devido a canos de esgoto entupidos. Cabelos e outros objetos que tenham caído podem estar entupindo os canos. O desentupimento pode ser necessário para resolver o problema.

Como eliminar o mau cheiro no banheiro
A primeira coisa a verificar é o nível de água no vaso sanitário. Se estiver muito baixo, os ralos devem ser verificados. Em particular, cerca de 250 g de bicarbonato devem ser despejados no ralo, aos quais devem ser adicionados água destilada e vinagre. Esses elementos reagirão uns com os outros, formando uma espuma poderosa que desentupirá os canos e interromperá o mau cheiro.
Alternativamente, o bicarbonato pode ser colocado junto com o sal (150 gramas cada) no vaso sanitário. Em seguida, despeje uma panela de água fervente nela. Isso neutralizará o mau cheiro e possíveis entupimentos.

Até mesmo um cubículo de levedura de cerveja, jogado no ralo, poderia ter um efeito semelhante por meio da fermentação.
Se esses métodos naturais não funcionarem, pode-se usar alvejante, que também é útil no combate a odores se usado periodicamente.