Cultive plantas na água em 5 passos simples: vamos explorar a hidroponia. Com os novos conceitos de design, os escritórios ou locais públicos costumam estar bem decorados com grandes vasos transparentes que contêm todos os tipos de plantas. Além disso, geralmente nos perguntamos se são flores frescas ou artificiais. Na verdade, é falso na maior parte do tempo. Mas, na verdade, é perfeitamente possível cultivar plantas reais nesses vasos sem terra.
Essa técnica se chama hidroponia ou hidrocultura. Além de ser estético, requer menos tempo que a manutenção de uma planta em vaso.
Aqui estão 5 passos para cultivar plantas na água:
Materiais para hidroponia
Essa técnica requer o uso de vasos transparentes cujo tamanho obviamente deve ser compatível com a planta escolhida. Também pode ser útil adquirir um detector de nível de água, pois é necessário que a água esteja sempre presente em grandes quantidades.
Você precisará de argila expandida, que substituirá completamente o solo, sendo essa a principal característica da hidroponia. Pode adicionar fertilizante granulado e alguns seixos decorativos, mas não coloque muitos para dar espaço às raízes para se desenvolverem bem.
Quais plantas usar?
Quase qualquer planta pode se beneficiar desse tipo de cultivo, exceto algumas suculentas. Por exemplo, o aloe vera é perfeito para hidroponia, assim como o alecrim, o hibisco e as estacas de outras plantas.
Como cultivar em hidroponia?
Agora que temos todos os elementos para criar nosso maravilhoso canto verde, vamos ver como devemos proceder.
Passo a passo:
- Adicione uma camada fina de seixos decorativos no fundo do vaso.
- Encha o vaso com água, coloque nele a argila expandida e, se necessário, os grânulos de fertilizante.
- A mistura deve ocupar aproximadamente 2/3 do vaso.
- Adicione a planta, cuidando para não danificar as raízes. Lave todos os resíduos de terra presentes nas raízes com água.
- Coloque a planta no vaso de vidro que preparou e empurre as raízes para baixo com um bastão. Elas estarão na posição correta quando você tentar tirar a planta do vaso.
Finalmente, tudo o que você precisa fazer é instalar a planta no local que preferir para decorar sua casa!