Como enraizar um crisântemo a partir de um bouquet: um método simples de propagação por estacas

As crisântemos conquistaram muitos jardineiros com sua diversidade e cores. Se você receber um buquê dessas flores e decidir plantá-las em vasos, temos um método simples para enraizá-las.

Como enraizar e propagar crisântemos

Primeiro, prepare os cortes. Corte uma haste seca e divida um ramo em várias partes, cada uma com cerca de 4 “nós”. Os brotos laterais da planta também podem ser enraizados, desde que não estejam murchos ou quebrados.

– Publicidade –

Para o plantio dos cortes, é melhor usar um solo neutro. Isso permite uma ótima drenagem e, ao mesmo tempo, retém a umidade. O solo comum não possui essas propriedades. Você pode comprar um substrato especial em qualquer floricultura.

Antes do plantio, corte levemente cada corte e mergulhe-os primeiro em um copo com água limpa, depois em qualquer solução para estimular o crescimento. Em seguida, plante os cortes no solo a uma profundidade de cerca de 1 cm.

Regue tudo e coloque os copos em sacos com zíper. Posicione as mudas para receber luz solar indireta, mas não direta. Certifique-se de que a temperatura no ambiente seja estável, em torno de 25 graus.

– Publicidade –

A cada dia, ventile as mudas, verifique a umidade e regue conforme necessário. O novo sistema radicular das plantas começará a se desenvolver em 2-3 semanas. Você também notará o surgimento de novas folhas. Quando os cortes estiverem enraizados, remova os sacos e continue a cultivá-los como faria com qualquer outra planta de interior.

Transplante os cortes para o solo aberto na primavera, quando o solo estiver um pouco aquecido e a temperatura for mais ou menos estável. Alguns mantêm os crisântemos em vasos. No entanto, não esqueça de regar e fertilizar as flores regularmente. Cuidados adequados garantirão um florescimento prolongado até a chegada do frio.

Deixe um comentário