Como regar as orquídeas sem deixar apodrecer as raízes: mantê-las cheias de flores

Quem ama orquídeas sabe bem o quanto elas são difíceis de manter vivas. Uma vez levadas para casa, geralmente as orquídeas começam a perder primeiro as flores, depois a apodrecer.

Se isso aconteceu com você, saiba que provavelmente foi o tipo de irrigação que determinou o destino da sua orquídea. Uma irrigação adequada é a chave para fazer uma orquídea durar anos.

As orquídeas, como todas as plantas, precisam de um equilíbrio adequado entre ar, luz e água para poder crescer e florescer adequadamente. Uma irrigação errada é um dos principais fatores pelos quais as plantas morrem.

Embora não exista uma fórmula mágica para regar as orquídeas, existem algumas precauções a seguir para evitar que suas raízes apodreçam. Por exemplo, muitas vezes o substrato parece seco na superfície, mas ainda retém muita umidade internamente, e regar pode contribuir para o apodrecimento da planta.

Antes de regar, é bom pesar o vaso: um substrato seco será muito mais leve.

Insira um palito de madeira no substrato; se ele permanecer seco, significa que chegou a hora de regar sua orquídea.

Outro fator a considerar é que as raízes das orquídeas são envoltas por uma membrana fina que absorve rapidamente grandes quantidades de água. Quando a membrana está seca, ela fica branca; quando está úmida, fica verde.

1. Regue sua orquídea por imersão

O fato de ser uma planta tropical não significa que a orquídea precise de muita água. Um excesso de umidade pode fazer a planta apodrecer ou torná-la vulnerável a fungos.

Para regar sua orquídea, você pode usar o método de imersão. Mergulhe o vaso em água por 20 minutos, evitando molhar as folhas. Em seguida, deixe escorrer toda a água em excesso antes de colocar sua orquídea de volta no lugar.

2. Regue a orquídea com o método do cubo de gelo

Se você não tem tempo para aplicar o método de imersão, essa técnica com certeza vai agradar.

Coloque alguns cubos de gelo no substrato da orquídea e espere que derretam completamente.

Esse método permite uma penetração gradual da água, evitando assim que a orquídea apodreça.

Agora que você sabe como regar as orquídeas corretamente, aplique os métodos descritos acima para fazer suas plantas durarem muito mais tempo.

Deixe um comentário