Esta planta é venenosa e afeta o coração, cuidado para não cultivá-la. Aqui está qual é a espécie linda e perfumada que pode, no entanto, ser letal.
Esta planta é venenosa e afeta o coração
Esta planta é venenosa e afeta o coração – Nanopress.it
Preste muita atenção a esta planta. Ela é bonita, tem um cheiro agradável e flores de cores lindas. No entanto, por trás de toda essa beleza, esconde-se um perigo: é venenosa e afeta o coração.
PLANTAS VENENOSAS, COMO IDENTIFICÁ-LAS
As plantas são verdadeiramente uma joia da natureza. Por mais bonitas que sejam, podem ser também prejudiciais. Todos os dias nos deparamos com espécies perfumadas, coloridas e extraordinárias de se ver. No entanto, ignoramos que por trás de toda essa beleza pode às vezes se esconder um perigo.
Flores e plantas
Flores e plantas – Nanopress.it
Estamos falando das chamadas plantas tóxicas que podem causar graves doenças em seres humanos ou animais e, em alguns casos, até mesmo a morte. As plantas venenosas são encontradas em todas as partes do mundo. Na Itália, existem dez exemplares que podem ser considerados os mais prejudiciais à saúde.
É realmente difícil distinguir uma planta venenosa de uma que não o é. Às vezes, elas apresentam características estéticas tão idênticas que enganam. Muitas vezes acabamos por confundi-las e tocá-las ou ingerir suas bagas, especialmente as crianças, que não contêm a curiosidade e acabam arriscando a vida.
Como identificar uma planta venenosa? A resposta é bastante óbvia: seria necessário conhecer e estudar as várias espécies. Limitando-nos apenas a olhar para uma planta, a menos que sejamos especialistas, é praticamente impossível entender se é tóxica ou não. Hoje queremos falar sobre uma espécie em particular que é realmente perigosa. Nunca a plante. Esta planta causa problemas no coração.
Esta Planta É Venenosa e Causa Problemas no Coração
Desde tempos imemoriais, as plantas têm sido utilizadas como fonte de alimento para humanos ou animais e como remédio para doenças. O ser humano, ao longo da evolução, entrou em contato com uma infinidade de plantas venenosas, algumas das quais se revelaram em casos diversos letais.
As espécies mais perigosas às vezes se escondem atrás de uma flor perfumada, bonita e de cores delicadas. A toxicidade de algumas plantas não é mais do que a necessidade de se defender do ataque do mundo exterior.
A evolução permitiu que alguns animais aprendessem a identificar as plantas perigosas das que não são e, portanto, a ingeri-las para purificar seu organismo ou a ficar longe delas. Isso não vale para o ser humano, que precisa estudar para identificar as espécies perigosas.
Hoje queremos chamar a atenção para uma planta em particular que você nunca deve cultivar. Esta planta causa problemas no coração: estamos falando do oleandro. É um arbusto de origem mediterrânea e, portanto, resistente ao calor e à seca.
Oleandro, planta venenosa
Oleandro, planta venenosa – Nanopress.it
Possui folhas de um verde intenso, flores muito coloridas e sementes que são altamente venenosas. Não é à toa que os especialistas definiram o Nerium oleander – este é seu nome científico – como a planta mais perigosa do mundo.
Não acredite que apenas a ingestão de suas sementes possa colocar sua vida em risco: esta planta é venenosa em todas as suas partes. Se você entrar em contato com um oleandro e acidentalmente ingerir suas sementes ou folhas, aqui estão os primeiros sintomas que você pode apresentar:
náuseas;
tonturas;
sonolência;
vômitos.
Mas é principalmente o coração que sofre com isso. A intoxicação por oleandro causa taquicardia, arritmias, convulsões e, por fim, parada cardíaca, que em alguns casos pode ser fatal.
Apesar de ser altamente perigosa e muito venenosa, sua venda não é proibida. Muitas vezes é possível vê-la até mesmo em jardins públicos ou espaços abertos ao público. A razão? É econômica e tem baixos custos de manutenção.
No entanto, é necessário aprender a reconhecê-la e distingui-la das outras plantas, dada sua potencial toxicidade e letalidade. Em alguns casos, o oleandro também cresce espontaneamente. Se você o identificar em sua horta ou jardim, providencie imediatamente sua remoção, especialmente se tiver crianças ou animais.