O Guia Definitivo para um Jardim Livre de Insetos: 11 Plantas Inseticidas Naturais Ter um jardim é uma fonte de alegria, até que insetos decidam fazer um banquete em suas plantas ou invadir sua área externa. Entretanto, a natureza oferece uma maneira de contra-atacar. Certas plantas atuam como repelentes naturais de insetos devido às suas composições únicas. Integrar essas plantas em seu jardim pode ajudar a manter os insetos indesejados afastados, ao mesmo tempo em que aumenta a beleza e a diversidade. Aqui está um guia para 11 plantas conhecidas por suas propriedades repelentes de insetos, juntamente com os insetos específicos que elas afastam.
1. Manjericão (Ocimum basilicum) Insetos repelidos: Mosquitos, Moscas Domésticas O manjericão emana um aroma que é especialmente repulsivo para mosquitos e moscas domésticas. Plante manjericão em vasos próximos às entradas ou no jardim ao lado de plantas de tomate para desfrutar de um ambiente livre de pragas.
2. Lavanda (Lavandula) Insetos repelidos: Traças, Pulgas, Moscas, Mosquitos O aroma calmante da lavanda para os humanos atua como um repelente para vários insetos. Sua versatilidade permite cultivá-la no jardim ou usar lavanda seca para proteger armários e guarda-roupas.
3. Capim-limão (Cymbopogon) Insetos repelidos: Mosquitos O capim-limão contém citronela, um óleo natural encontrado em repelentes comerciais de mosquitos. Plante-o em grandes vasos ao redor de áreas de estar para criar uma zona livre de mosquitos.
4. Calêndula (Tagetes) Insetos repelidos: Mosquitos, Pulgões, Coelhos O odor penetrante das calêndulas afasta mosquitos e pulgões. Elas também afastam coelhos. Plante calêndulas ao longo das bordas do jardim para proteção.
5. Hortelã (Mentha) Insetos repelidos: Mosquitos, Formigas, Ratos O aroma forte da hortelã não é apreciado por mosquitos e formigas. Tome cuidado, pois a hortelã pode se tornar invasiva; considere cultivá-la em vasos para controlar sua propagação.
6. Erva-gateira (Nepeta cataria) Insetos repelidos: Mosquitos, Formigas, Baratas Estudos mostram que a erva-gateira é mais eficaz que o DEET para repelir mosquitos. Seu crescimento simples a torna uma favorita no jardim, mas esteja preparado para visitas de gatos!
7. Crisântemo (Chrysanthemum) Insetos repelidos: Baratas, Formigas, Besouros Japoneses, Carrapatos, Peixinhos-de-prata A substância piretrina, encontrada nos crisântemos, é usada em muitos repelentes de insetos e controla uma variedade de insetos.
8. Alho (Allium sativum) Insetos repelidos: Pulgões, Mosquitos, Traças O plantio de alho no jardim atua como uma barreira contra pulgões, mosquitos e traças, protegendo seus vegetais e flores.
9. Alecrim (Rosmarinus officinalis) Insetos repelidos: Mosquitos, Moscas-da-cenoura, Traças O aroma amadeirado do alecrim afasta pragas do jardim e atrai borboletas. Ideal para cultivo em recipientes ou como parte de um jardim de ervas culinárias.
10. Petúnias (Petunia) Insetos repelidos: Pulgões, Lagartas-de-tomate, Besouros-do-aspargo Frequentemente chamadas de “pesticidas naturais”, as petúnias afastam uma variedade de insetos. Plante-as em locais ensolarados próximos a hortas ou em cestas suspensas.
11. Capim-limão (Cymbopogon nardus) Insetos repelidos: Mosquitos Enquanto as velas de capim-limão são um popular repelente de mosquitos, cultivar a planta em si pode oferecer proteção localizada. Melhor cultivada em grandes recipientes devido ao seu tamanho. A integração dessas plantas repelentes de insetos naturais no layout do seu jardim não apenas ajuda a criar um ambiente mais agradável e livre de pragas, mas também aumenta a biodiversidade e o apelo estético de sua área externa. Embora nenhuma planta seja 100% eficaz contra todos os insetos, essas escolhas podem reduzir significativamente a necessidade de produtos químicos repelentes e contribuir para um sistema de jardinagem mais saudável e natural.