Pelargonium ‘citrosum’, conhecido como gerânio-citronela, está entre os gerânios perfumados. A planta não só tem uma ótima aparência, mas também é conhecida e usada na medicina popular há anos.
Possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes, entre outras vantagens.
Obter mudas pode ser difícil, mas, segundo o portal deccoria, você pode cultivá-las em casa se conseguir obter estacas. Como cultivar gerânio-citronela a partir de estacas, passo a passo:
O processo é muito simples. O gerânio-citronela é uma planta frequentemente cultivada em vasos ou no solo. Suas vantagens não são apenas decorativas, mas também benéficas para a saúde.
Seu óleo e infusão podem ajudar em muitos desconfortos. Possui propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizado para todas as infecções e é especialmente conhecido e utilizado em infecções de ouvido.
Influencia positivamente o tratamento de resfriados e gripes. Suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas são úteis no tratamento da artrite. Extratos da planta ajudam a combater o inchaço e aliviam os sintomas de doenças articulares.
Também são úteis em caso de contusões, fraturas ou entorses. O uso de infusão deste tipo de gerânio ajuda a reduzir a pressão sanguínea. Tem um efeito calmante no organismo. Apenas o cheiro da planta pode ajudar a lidar com a ansiedade. Facilita o sono e melhora a qualidade do sono.
Graças a essas propriedades, vale a pena ter este gerânio no jardim. Obter estacas desta planta é difícil, mas você pode facilmente propagá-la a partir de uma única planta e expandir sua coleção de plantas. Quando é possível multiplicar o gerânio-citronela?
O gerânio-citronela pode ser propagado durante toda a estação, da primavera ao inverno. O último prazo para coleta de estacas é em outubro. Coletar estacas muito tarde pode causar infecção nas plantas devido às baixas temperaturas. O início de outubro é o momento em que as temperaturas são mais baixas do que no verão, mas ainda não há geadas. O gerânio propagado terá tempo de enraizar antes do inverno.
Passo a passo do procedimento:
Multiplicar o gerânio-citronela é semelhante aos outros gerânios. O processo é muito simples e pode ser feito por amadores. No entanto, é necessário seguir regras específicas.
Primeiro, selecione um caule de gerânio que pareça saudável. As folhas não devem ter descoloração ou danos. Certifique-se de que o caule não está murchando, que seja firme e verde.
Corte-o com uma ferramenta afiada previamente desinfetada. Deve ter entre 10 e 15 cm de comprimento.
Em seguida, deixe as estacas cortadas secarem por algumas horas. Durante esse tempo, o corte cicatrizará e prevenirá futuras infecções. Remova a maioria das folhas.
Após a cicatrização, deixe cerca de 3 folhas.
As estacas preparadas assim devem ser colocadas em recipientes com solo úmido.
As estacas devem estar a uma distância uma da outra para que as folhas não se toquem. Elas também podem ser colocadas em água.
Cuidado com as estacas após o plantio: após o plantio, é possível cobrir as mudas de gerânio com uma garrafa plástica ou filme. Isso manterá o espaço quente e úmido para as plantas. No entanto, não esqueça de ventilar regularmente para evitar doenças fúngicas.
Regue as plantas plantadas no solo para manter o solo sempre úmido. Se o caule foi colocado em um recipiente com água, o líquido deve ser trocado a cada poucos dias.
Cuidados como esses permitirão que as estacas de gerânio criem raízes, o que deve acontecer após cerca de 3 ou 4 semanas. Depois desse tempo, elas podem ser replantadas em recipientes maiores.
Como usar o gerânio-citronela para a saúde?
Pique um punhado de folhas frescas e adicione-as ao banho (diretamente na banheira ou após a infusão sob a tampa). Alguns acreditam que inalar o aroma das folhas de gerânio ou do óleo essencial reduz a pressão sanguínea.
O óleo essencial do gerânio possui propriedades valiosas:
Antibacterianas (elimina, por exemplo, estafilococos e estreptococos)
Como antiviral – usado em doenças do trato respiratório, resfriados, gripes, resfriados, tosse e sinusite.
É útil também em infecções da pele (acne, eczema, herpes e estrias).
Regula a circulação sanguínea (inalar o aroma das folhas de gerânio por cerca de 10 minutos diariamente reduz a pressão sanguínea).
O gerânio-citronela, além dos benefícios mencionados, tem outros.
Você pode usá-lo no tratamento de, por exemplo:
Infecções do trato respiratório
Dor de garganta
Ajuda a reduzir o inchaço da mucosa nasal no resfriado
Alivia dores de ouvido
Alivia dores reumáticas
Alivia dores de cabeça
Desinfeta pequenos cortes
Alivia inchaço e coceira de picadas de insetos
Alivia dores de dente
Reduz cicatrizes
Ajuda a aliviar o estresse
Como usar o óleo essencial desta planta?
O óleo essencial do gerânio-citronela é usado para diversas finalidades. Repelir eficazmente mosquitos, refrescar o ar em uma sala, usado na produção de vários tipos de sabonetes e perfumes, faz parte de misturas de aromas florais, é usado como aditivo em cremes faciais.
Na cozinha, as folhas e flores do gerânio são usadas, por exemplo, cristalizadas para decorar bolos e doces.
Inalar o aroma das folhas do gerânio à noite pode ajudar
algumas pessoas a induzir o sono.
Pessoas sob estresse intenso podem beber uma limonada calmante com gerânio-citronela.
Procedimento:
Pique folhas de gerânio (meia mão-cheia) e misture com sete colheres de sopa de mel.
Depois de pelo menos 2 horas, adicione quatro copos de água, suco de meio limão e está pronto.
As folhas também podem ser um complemento para alimentos. Podem ser adicionadas ao chá para realçar o sabor ou usadas como aditivo em molhos, geleias e pães doces.