Se você perceber que suas orquídeas estão com folhas murchas, pare imediatamente de regá-las. Isso indica que elas podem estar excessivamente úmidas e podem estar sofrendo de mofo.
No entanto, não se apresse em descartá-las.
Foto: tjn
O canal do YouTube Mẹo vặt cuộc sống ofereceu dicas sobre como salvar uma orquídea que você já considerou perdida. Siga exatamente este guia.
Primeiro, remova todas as folhas danificadas e retire a orquídea do substrato original.
Remova todas as raízes danificadas com uma ferramenta afiada. Em seguida, da base onde as raízes começam, remova a camada superior. Lave e seque as folhas saudáveis.
Pegue uma cebola, descasque-a e corte a casca em pequenos pedaços.
Coloque em um copo de vidro e despeje um litro de água quente. Deixe descansar até a solução esfriar e depois coe através de um coador. Mergulhe um chumaço de algodão nesta solução e limpe as folhas.
Foto: pexels
Em seguida, mergulhe a ponta limpa da orquídea na solução e deixe-a submersa por 20 minutos. Após esse tempo, retire a orquídea e limpe-a com um chumaço de algodão.
Coloque-a em um recipiente de vidro e deixe descansar por um dia em um local fresco.
Após um dia, a base da planta estará completamente seca.
Pegue uma garrafa plástica e corte a parte superior com a tampa. Recorte um triângulo na borda para permitir que a água entre sob a garrafa.
No topo, coloque um pedaço de algodão fazendo um buraco nele e insira-o no recipiente de vidro onde a orquídea estava.
Coloque a orquídea na depressão do algodão e despeje água no recipiente até o algodão.
Isso manterá a orquídea úmida. Quando a água estiver suja, substitua-a.
A cada 3 dias, borrife água da garrafa sobre a orquídea.
Cerca de 40 dias depois, a orquídea deve gerar novas raízes. Esta técnica é muito eficaz para revitalizar o sistema radicular das orquídeas.
Agora, você pode replantar a orquídea em casca de pinheiro, mas lembre-se de que o vaso deve ter furos no fundo para drenagem.
Com esse método, sua orquídea renascerá como nova.