Existem várias dicas eficazes que ajudarão você a obter o resultado desejado ao enraizar rosas. Neste caso, tudo o que você precisará é de 1 garrafa plástica e areia.
Corte as rosas em estacas com cerca de 20 cm de comprimento. Remova folhas em excesso, deixando de 2 a 3 no topo.
Com uma faca afiada, faça um corte em ângulo de um lado para o outro na parte inferior, como se estivesse querendo afiar uma extremidade do corte. Isso estimulará o crescimento das raízes.
No fundo da garrafa plástica, faça furos usando um ferro de solda ou outra ferramenta conveniente e acessível para drenagem do excesso de água.
Encha a garrafa com areia comum. Insira as estacas na areia através da abertura da garrafa. Aproximadamente 4 estacas cabem em uma garrafa de 5 litros.
Regue abundantemente cada garrafa.
Feche bem a garrafa e coloque-a em um local estável, onde haja luz, mas não luz solar direta e sem correntes de ar. Dessa forma, você criará algo como mini estufas para as estacas.
Como a umidade evaporará (dependendo das condições climáticas), adicione água, mas não exagere. Após 10 dias, a rosa começará a soltar suas primeiras novas folhas.
Após um mês, é possível retirar as estacas da garrafa e verificar as raízes. Se todas as condições forem respeitadas (temperatura, luz, rega adequada), as estacas de rosa enraizarão bem e poderão ser plantadas em seu local permanente.