Suculentas cenouras, crescimento rápido das mudas, sem a necessidade de afinar as fileiras – tudo isso é possível se você usar uma cola de amido em vez do método convencional de semeadura.
Na fase de preparação, você vai precisar de:
2 litros de água
3 colheres de sopa de amido
funil
garrafa plástica de 2 litros
2 colheres de sopa de sementes de cenoura
Num recipiente, misture 3 colheres de sopa de amido com água à temperatura ambiente. Em seguida, despeje essa solução numa panela com água fervente e deixe ferver, mexendo sempre, até que os grumos se dissolvam completamente. A pasta pronta deve cair livremente da colher.
Após esfriar, despeje a pasta na garrafa. Com a ajuda do funil, coloque as sementes de cenoura na garrafa. Para 1 litro de pasta, você vai precisar de 1 colher de sopa de sementes (neste caso, com 2 litros de pasta, são 2 colheres de sopa de sementes).
É hora de preparar as fileiras. Primeiro, regue-as uniformemente.
A tarefa é simples: você precisa despejar o conteúdo da garrafa ao longo das fileiras de maneira uniforme. A frequência de plantio de cenouras dependerá da velocidade de irrigação e da espessura do fluxo.
A maneira mais simples é despejar a pasta em áreas específicas em menor quantidade. O líquido transparente permite ter uma boa ideia de onde as sementes estão e qual é a distância aproximada entre elas.
Se a garrafa ficar parada por um tempo antes de ser usada, não se esqueça de agitá-la. Depois de aplicar a pasta em todas as fileiras, cubra as sementes com terra.
Um bônus adicional para as sementes com este método de plantio é a criação de um microclima especial. Ao contrário da água comum, a pasta não seca tão rapidamente, fornecendo às sementes não apenas umidade suficiente, mas também umidade constante. Assim, os primeiros brotos de cenoura aparecerão muito mais cedo.