ESTE é o segredo do jardim mais prolífico do jardineiro Igor. A chave para os legumes deliciosos e enormes é…

A pedido de muitos dos meus amigos, vou contar como comecei a cultivar vegetais. Este método já foi adotado por muitos proprietários de chácaras. Vou tentar explicar.

Trabalho durante a semana, então só posso ir para a área suburbana nos fins de semana. Por isso, é necessário descansar após uma semana de trabalho árduo, comer churrasco, ir à sauna ou fazer um pouco de trabalho no solo.

Atualmente, na jardinagem, há vários problemas: a fertilidade do solo está diminuindo. A terra está ficando compacta, enfraquecida e tem uma cor cinza. A redução da fertilidade leva a uma diminuição na produção.

O uso de fertilizantes minerais e pesticidas leva à contaminação do solo, água, ar e alimentos, resultando em doenças em humanos.

– Advertisement –

A maioria dos jardineiros ainda utiliza a agricultura tradicional, mas é muito demorada. Isso diminui o interesse pela jardinagem entre os jovens.

No entanto, todos esses problemas podem ser facilmente resolvidos se usarmos métodos naturais em vez da agricultura tradicional.

Isso não apenas protege a técnica agrícola, mas também restaura a fertilidade do solo. O resultado é um aumento na produtividade das culturas de jardim.

Os fertilizantes minerais não são usados, o que preserva a pureza da natureza e protege a saúde humana.

Menos atividades de jardinagem são necessárias com práticas naturais, e algumas delas são totalmente dispensáveis. Isso reduz o trabalho de cultivar e cuidar das plantas.

– Advertisement –

Na minha opinião, é muito mais importante voltar à natureza e esquecer a ideia de que é necessário fertilizar o solo usando pesticidas.

A agricultura natural é especialmente amigável com o solo, protegendo-o das mudanças de temperatura e devolvendo os nutrientes que as plantas generosamente deram à terra.

Todos os anos, na primavera, voltamos aos nossos terrenos da chácara para cultivar vegetais em nossos canteiros. A largura dos canteiros varia de 1,4 m a 2 m, e a trilha entre eles é de no máximo 20 cm a 40 cm.

Esse fenômeno é conhecido como o método tradicional de cultivo de vegetais no jardim. As plantas nesses canteiros, especialmente as do meio, frequentemente adoecem, começam a apodrecer e têm dificuldade em crescer.

– Advertisement –

Mas para os insetos nocivos, uma planta enfraquecida é uma fonte de alimentação adequada. Remover ervas daninhas desses canteiros é realmente difícil.

No entanto, observei um aspecto positivo nesses canteiros. As plantas nas extremidades parecem melhores do que as localizadas no centro. São maiores, não são afetadas por doenças e podem ser mais facilmente livres de ervas daninhas; talvez possam ser desbastadas.

Também pensei em outro fator. A única árvore na cidade, ninguém tenta removê-la por sua aparência e beleza. Embora suas folhas pudessem servir como adubo para a árvore. Então, de onde a árvore tira sua força? Nos últimos anos, os cientistas descobriram que cerca de 60% da energia de uma planta vem do ar. Isso é definitivamente interessante.

A imprevisibilidade do nosso clima, como no Extremo Oriente, com altas temperaturas diurnas e noturnas, verões secos ou chuvosos, chuvas excessivas no final de agosto e início de setembro, confirmou minhas ideias ao longo de muitos anos de tentativa e erro no método de cultivo de vegetais.

Cheguei à conclusão de que procurar outros métodos é menos demorado, mas pode levar a rendimentos mais altos. Combinei duas tecnologias.

“Leito estreito – produção vegetal única para pequenas áreas.”
“Agrotecnologia da agricultura natural.”
Mantenho a opinião de que a ecologia pode abrir todas as possibilidades para o cultivo de plantas, economizando tempo e energia. Somente em um bom composto é possível ver e apreciar a qualidade das variedades locais e estrangeiras, a maioria delas criada para solos orgânicos. Tenho certeza de que não podemos fugir da agricultura orgânica. Apenas para esclarecer: Aprenda a fazer compostagem e organize camas fixas adicionais – uma vez a cada poucos anos.

O cultivo de vegetais em canteiros estreitos foi desenvolvido por J. Mitlayder na década de 70 do século passado e foi introduzido na Rússia pelo autor em 1989.

Mas simplesmente copiar técnicas e dicas, mesmo que sejam as melhores, não leva a nada. É preciso ser criativo e compreender as leis biológicas da cultura e do processo que ocorrem durante o cultivo. Na opinião de Mitlayder, um erro é o uso de fertilizantes minerais para melhorar o sabor dos frutos – isso é antinatural. Se quiser, posso usar húmus, cinzas, estrume, plantas, etc., em vez de adubo mineral (sou a favor de fertilizantes orgânicos). Sou a favor de produtos ecologicamente corretos.

Mas você não deve considerar o adubo como algo único. Apenas siga a dosagem. É melhor não fertilizar do que exagerar.

Agradeço principalmente a J. Mitlayder pelo desenvolvimento dos canteiros estreitos. Embora Mitlayder não recomende colocar caixas nos canteiros estreitos, eu coloquei mais caixas. A própria natureza foi o meu desafio. Na primavera, muitos jardins da chácara ficam alagados, a água não tem para onde ir, e nas passagens há poças. O mesmo problema que temos no final de agosto e início de setembro – chuva durante o dia e à noite. E no meio da chuva de verão, pode chover por cerca de 2 a 3 dias, e meio dia é suficiente para molhar todo o jardim.

Por isso, elevei os canteiros em 15-25 cm acima do trilho – resolvi esse problema. A largura do canteiro varia de 60 a 100 cm, o comprimento é arbitrário. O espaço

entre os canteiros é de 60 a 80 cm. Parece que o solo está passando pelas passagens em vão.

O contêiner de vegetais é um canteiro alto, cujas paredes são feitas de tijolos, pedras, madeira, pedras, ardósia, etc. Esses leitos são dispostos de norte a sul. Você pode encher as passagens entre eles com areia, serragem, telhas, etc. Algumas passagens eu preencho com serragem. A beleza do jardim não deixa ninguém indiferente. Sem ervas daninhas, o local é limpo e bonito.

Caixa – uma caixa cheia de matéria orgânica. Coloque os restos de plantas (grama, palha, folhas), depois composto ou estrume, ou várias plantas na caixa, e assim por diante; A camada superior é feita de passagens terrestres. Isso significa que a caixa está cheia.

A beleza do jardim, que é mais um parque, não deixa ninguém indiferente. Sem ervas daninhas, o local é limpo e bonito.

Em duas fileiras xadrezes, planto repolho, beringela, pimentão, tomate, e assim por diante.

Em quatro ou três fileiras, planto cebola, alho, beterraba, alface, rabanete, cenoura, …

Desvantagens

Isso requer custos de material no primeiro ano para a construção dos canteiros. Esta pequena desvantagem torna o contêiner inacessível para a maioria dos jardineiros.

Vantagens

Esse canteiro funciona por vários anos, pode-se dizer para sempre (para adicionar seus resíduos, restos de plantas, folhas, etc.). Após cavar, não é necessário adicionar adubo. Ao plantar, não é necessário fazer um buraco para o composto. O próprio canteiro se compostará. O húmus não é lavado, pois o canteiro é cercado.

Segundo muitos agrônomos, 60-80% das plantas obtêm nutrientes do ar, então os longos passagens desempenham um papel significativo no processo biológico de produção. A cultura recebe boa iluminação e fluxo de ar adequado.

Aproximadamente 30% das plantas retiram nutrientes do solo. É natural que o canteiro estreito consuma 2 vezes menos fertilizantes orgânicos e minerais em comparação com canteiros padrão. Nesse caso, o rendimento é muito maior do que com o canteiro estreito. Testei isso por vários anos, e isso é visível nas minhas fotos.

Deixe um comentário