A maioria das mulheres que cultivam plantas em casa frequentemente percebe que a terra nos vasos, com o tempo, fica coberta por uma camada branca de mofo ou começam a aparecer as indesejadas moscas negras.
No entanto, é possível evitar esse problema espalhando um dos seguintes materiais na terra dos vasos.
O preenchimento do solo é utilizado na jardinagem, onde é usado para cobrir canteiros com casca, agulhas, material não tecido e cascalho. O mulching não só serve como decoração, evita o crescimento de ervas daninhas e retém a umidade por mais tempo.
O MESMO RESULTADO PODE SER ALCANÇADO FAZENDO MULCH NA TERRA DOS VASOS DE PLANTAS DE INTERIOR.
Um dos maiores benefícios desse método é que o uso do material correto evita o aparecimento de mofo, mantém o solo suficientemente úmido e impede a presença de moscas nos vasos. As plantas lhe agradecerão.
Além disso, a superfície do solo não endurece e não forma uma crosta dura. Para mulching em vasos de plantas de interior, são usados materiais de diferentes formas e cores, que não se deterioram nem apodrecem com a umidade ao longo do tempo.
- Areia do rio ou cascalho fino
A principal condição é que a areia seja limpa, sem nenhum material estranho, como argila. Antes de usar, lave a areia e depois seque no forno.
Espalhe a areia sobre a superfície do solo, a camada de areia deve ter pelo menos 1-2 centímetros de espessura. O mulching com areia ou cascalho é usado na maioria das vezes para cactos e suculentas.
- Como drenagem, também é usado ceramzite
O ceramzite é colocado não apenas no fundo, mas também na superfície do solo. Se desejar usá-lo dessa maneira, escolha um material com formato uniformemente redondo. O ceramzite funciona como uma decoração como uma pedra e sua superfície porosa absorve o excesso de umidade durante a rega e depois a devolve gradualmente às plantas.
- Vermiculita e perlita
Esses dois materiais são frequentemente usados como agentes de aeração para o solo. Eles também podem ser usados para cobrir a superfície do solo em vasos de plantas. A vermiculita se assemelha a areia dourada e a perlita forma estruturas brancas bonitas.
E se você colocar perlita em um vaso de planta branca, sua planta parecerá ainda mais bonita. A espessura da camada de perlita e vermiculita não deve exceder 1-2 centímetros. Assim que o material for usado, não se esqueça de regar as plantas. Sua estrutura porosa absorverá o excesso de umidade.
- Casca de noz
É frequentemente usado para decorar vasos de plantas. Coloque as cascas com a parte interna para baixo para que a água escorra delas durante a rega, como se fossem pedras.
A casca contém certas substâncias com funções antissépticas, o que impede o aparecimento de mofo e apodrecimento. Além disso, você obtém uma aparência original para suas plantas de interior.
- Musgo sphagnum (turfa)
Este material é considerado muito valioso e benéfico para as plantas. O musgo, como cobertura, cobre o solo nos vasos, destrói bactérias existentes, evita o desenvolvimento de mofo e apodrecimento. O musgo também impede a evaporação da umidade do solo e, após a rega, absorve o excesso de água.
O musgo confere uma aparência natural às plantas e esta cobertura é apreciada por muitas culturas tropicais, como monstera, orquídeas, antúrios e samambaias
