O fertilizante é essencial para o bom crescimento das plantas em nosso jardim e horta. Vamos ver qual é o melhor.
Mesmo ao colocar fertilizante no solo, é preciso observar certas precauções, pois é muito fácil cometer um erro.
POR QUE COLOCAR FERTILIZANTE NO SOLO?
Para que você precisa de fertilizante? Para enriquecer o solo de todos os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Em longo prazo, o solo pode se esgotar de todos os nutrientes necessários às plantas. Isso ocorre devido ao cultivo prolongado ou a outras atividades agrícolas.
O esterco permite a reintegração de todos os nutrientes e garante que as plantas tenham os nutrientes necessários para seu crescimento. Também é um material orgânico que pode melhorar a estrutura do solo, aumentando sua porosidade, capacidade de retenção de água e aeração. Isso ajuda as plantas a se enraizarem mais facilmente e a obterem mais água e oxigênio, que são essenciais para seu crescimento.
Além disso, se for o adequado para um determinado tipo de solo, o fertilizante também pode aumentar a resistência das plantas a doenças e infestações de insetos, pois uma planta bem nutrida tem mais condições de resistir a essas ameaças.
Como você escolhe o fertilizante perfeito para seu jardim e sua horta?
Qual deles escolher?
Existem muitos tipos de fertilizantes no mercado e escolher o certo pode ser muito difícil. Isso se deve ao fato de que cada fertilizante é caracterizado por uma mistura dos nutrientes corretos para um tipo específico de solo.
No entanto, aqueles que têm essa possibilidade, em vez de recorrer a fertilizantes químicos, podem recorrer ao melhor tipo de fertilizante. Esse é o esterco, caracterizado por todos os nutrientes necessários, de forma equilibrada, que ajudam o solo a proliferar as plantas.
O esterco contém nitrogênio, fósforo e potássio e muitos microrganismos, além de minerais essenciais para as plantas, incluindo magnésio, ferro e cálcio. O esterco pode ser proveniente de esterco de cavalo, que é o mais equilibrado de todos. Ele pode ser usado para plantas com flores, mas também para plantas frutíferas.
fertiliser – nanopress.co.uk
O que, por outro lado, vem de vacas e gado, é o esterco mais leve e rico em nitrogênio. Ele pode ser colocado no solo a partir do líquido para manter o equilíbrio do solo e dos nutrientes nele contidos.
O esterco de galinhas e ovelhas, por outro lado, é o mais rico de todos. Por esse motivo, ele permite que as plantas cresçam rapidamente.
Por outro lado, o estrato cristalino é o adubo com maior teor de umidade. Muito rico em nitrogênio, ele deve ser colocado em profundidade, pois pode ser invasivo para as raízes de algumas plantas.