Jardim e horta: 6 dicas para reparar os danos causados pelo verão

O verão está chegando ao fim lentamente, e não sem dificuldades para nossos jardins e hortas, que sofreram muito com os caprichos do clima (seca e onda de calor, tempestades, ventos violentos…). As férias geralmente significam que os jardineiros tendem a negligenciar a manutenção de seus espaços verdes. Como resultado, com o gramado queimado como um capacho velho, as flores sem fôlego e as frutas e verduras em estado de depressão por causa da “belle saison”, quase esquecemos que ainda temos algumas longas semanas de colheita antes do inverno (que também precisamos preparar cuidadosamente). Aqui estão algumas dicas para reparar os danos causados pelo verão no jardim e na horta, para que possamos encerrar a estação com uma nota alta e aguardar a próxima com vitalidade.

Conteúdo

1) Cuide para remover as ervas daninhas do jardim

désherber désherbant
Créditos: iStock

Suas plantas podem ter sofrido com o sol e a seca, mas as ervas daninhas não ficaram impressionadas! As ervas daninhas se aproveitaram do fato de que suas plantas estavam em maus lençóis para se instalar e ocupar todo o espaço. Seja no gramado, nos canteiros de flores ou na horta, elas estão por toda parte… Além de um herbicida natural, você precisará de um pouco de força de vontade para arrancar todas elas e limpar o local! Isso deve ajudar a limitar os danos causados por essas plantas invasoras!

2) Cuide do seu gramado

tondre tondeuse pelouse gazon
Créditos: PxHere

Às vezes, regá-lo bem ajudará a salvar um gramado queimado que está um pouco amarelo por causa do calor. No entanto, às vezes você precisará semear quando isso não for suficiente. Nesse caso, opte por sementes especiais para ressemeadura expressa para tapar os buracos nos pontos mais nus. Isso acelerará a germinação e esconderá rapidamente os danos deixados no jardim pelo calor do verão. Quanto ao resto, lembre-se de cortar a grama a uma altura de 4 ou 5 centímetros. Isso dará ao jardim uma aparência mais limpa e removerá algumas das ervas daninhas.

3) Limpe suas plantações

plantes fanées mortes
Créditos: Wikimedia Commons

Ilumine suas plantas para embelezar o jardim e devolver a ele um pouco de vigor! Livres de tudo que estiver seco ou danificado, as plantas poderão desenvolver novos brotos e continuar seu crescimento. Limpando todas as pequenas bagunças do verão, o jardim estará mais saudável para receber o outono. Além disso, os jardineiros terão uma ideia mais clara de como se preparar para as estações mais frias! Para fazer isso, você precisará:
Cortar as folhas danificadas e flores murchas de suas plantas anuais e perenes, bem como de seus arbustos floridos (rosas, hortênsias…) ou plantas de horta (tomateiros, morangueiros, framboeseiras…).
Apare horizontalmente as plantas perenes que foram semeadas durante o verão.
Recolha os caules danificados e os galhos quebrados com tesouras de poda durante tempestades de raios ou granizo.
Remova frutas e legumes danificados ou podres e faça compostagem. Se necessário, arranque as plantas e solte o solo para prepará-lo para suas futuras colheitas!

4) Aproveite a oportunidade para plantar vegetais sazonais

planter plantation jardinage
Créditos: iStock

Em setembro, as temperaturas permanecem amenas o suficiente para semear legumes e frutas bem escolhidos. Por exemplo, é uma boa época para plantar cebolas, alho-poró, espinafre, alface-de-cordeiro, rabanetes e alface de inverno! Além disso, você pode recolher muitas frutas e legumes no final do verão. Isso inclui morangos, endívia encaracolada e, por que não, escarola.

5) Arejar o solo do jardim enfraquecido pelos danos causados pelo verão

plantes terre
Créditos: tookapic / Pixabay

As condições climáticas podem causar sérios danos e alterar completamente a natureza do solo. É por isso que muitos fãs de jardinagem gostam de cobrir o solo com cobertura vegetal adequada. Isso ajuda a protegê-lo! Sem ela, entre um dia ensolarado e uma chuva torrencial, o solo pode, de fato, tanto afundar quanto rachar. Portanto, é muito importante arejar o solo! A aeração do solo o tornará mais poroso. Como resultado, o ar, a água e os nutrientes podem chegar às raízes das plantas com mais facilidade. Para torná-lo menos compacto, basta começar dividindo o solo com sua grelha. Em seguida, para completar seus esforços, reserve um tempo para capinar completamente a base de seus vegetais, arbustos e árvores frutíferas.

6) Não negligencie a rega e a correção do solo

arrosage
Créditos: Pixabay/Jill111

Para dar um impulso às suas plantas, nada melhor do que um bom fertilizante orgânico ou composto aplicado em uma camada espessa no pé das plantas. Não se esqueça de regar! Enquanto as temperaturas ainda estiverem razoavelmente amenas, é melhor regar no final do dia para que as plantas e o gramado possam absorver a água durante a noite. A rega durante o dia tende a secar muito rapidamente, de modo que a vegetação não pode aproveitá-la…

Certas espécies de pragas e larvas de insetos continuam a atacar seu jardim (ácaros, besouros, pulgões, lagartas etc.)? Existem métodos de controle biológico para essas pragas (armadilhas, inseticidas naturais, predadores naturais, como joaninhas, etc.). Visite um centro de jardinagem ou pesquise em nosso site por soluções naturais eficazes.

Deixe um comentário