No trabalho doméstico, há tantas tarefas diferentes a serem feitas no mesmo cômodo que você pode se dispersar rapidamente. Para manter-se organizado, observe algumas regras realmente simples que o ajudarão a limpar com mais eficiência e rapidez, pois todos nós temos outras coisas para fazer 😉!
1) Faça as coisas na ordem certa e da maneira certa
- Como a sujeira e a poeira tendem a afundar ou cair, sempre limpe as superfícies superiores primeiro e depois vá descendo, caso contrário, você corre o risco de ter que limpar a mesma área duas vezes por causa da sujeira que caiu.
- Limpe em um padrão em “S”, nunca passando sobre uma área limpa com um pano sujo, como faria com um movimento circular. Você também ficará com menos marcas.
- Para garantir que você não se esqueça de nenhuma área, comece da esquerda para a direita ou vice-versa. Por exemplo, comece no canto direito da cozinha e limpe os armários, as superfícies de trabalho e os eletrodomésticos gradualmente até chegar ao lado esquerdo.
2) Mantenha tudo ao seu alcance
Pode parecer bobagem, mas você pode se poupar de muito cansaço, idas e vindas e perda de tempo mantendo sempre à mão tudo o que precisa para as tarefas domésticas. É tão simples quanto preparar uma cesta fácil de carregar com panos, uma escova de dentes, vários produtos e toalhas de papel para as tarefas que exigem um tratamento mais higiênico.
3) Deixe os produtos trabalharem
Nas propagandas, vemos o produto sendo borrifado e depois limpo. Graças à magia da televisão e do software de edição de imagens, a superfície fica limpa e cristalina em questão de segundos! Na vida real, independentemente de você usar produtos químicos ou caseiros, é sempre uma boa ideia dar tempo para que eles se fixem e façam a maior parte do trabalho. Na verdade, se você ler as instruções dos seus produtos, verá que isso também é o que eles recomendam para uma limpeza eficaz, mas também para um efeito desinfetante real (que não acontece em três segundos).
4) Escolha os produtos certos
Se você tiver crianças ou animais de estimação, e até mesmo para proteger sua própria saúde (especialmente se sofrer de asma ou alergias), opte por produtos suaves que sejam mais do que suficientes para a limpeza diária e mantenha produtos mais fortes e nocivos apenas em casos de força maior ou se a situação se prestar a eles! Não faça o jogo dos fabricantes que insistem em comprar produtos potentes que eliminam todas as bactérias desagradáveis: sua casa é muito menos suja do que eles dizem, portanto, não há necessidade de tentar higienizá-la demais.
5) Veja as coisas de um ângulo diferente
Vista de cima, uma superfície pode parecer limpa, mas, às vezes, basta se abaixar um pouco para ver que não é bem assim. As migalhas podem se esconder embaixo dos utensílios de cozinha e as migalhas podem grudar na parte inferior das bancadas se elas tiverem sido mal limpas. Basta uma simples olhada para verificar se uma superfície está limpa!