Empurrados em um frenesi criativo, nossos pequenos artistas em formação às vezes usam as paredes como telas. Essa é uma pequena indiscrição que muitos pais já experimentaram. Mas, enquanto alguns encaram o fato com senso de humor, às vezes até emoldurando o trabalho em questão, outros podem encará-lo de forma menos filosófica. Quando você é inquilino ou não planejou decorar sua casa com bonecos de palito e rabiscos espalhafatosos, esses desenhos no papel de parede ou na tinta não lavável podem causar constrangimento! Felizmente, quando uma criança desenha nas paredes, você sempre pode encontrar uma maneira de limpar as manchas mais difíceis. Veja como deixar as paredes limpas novamente.
Limpeza de tinta lavável
Uma simples borracha, um miolo ou até mesmo uma esponja mágica funcionará muito bem em uma marca de lápis, mesmo que você tenha que polir depois com uma esponja embebida em água morna com sabão. Para marcas de ponta de feltro, você precisará usar outros produtos de limpeza. Um pano macio embebido em álcool a 70° é a solução ideal. Para manchas de giz de cera da Crayola, você pode usar pasta de dente branca ou aquecer a cera e amolecê-la com o secador de cabelos antes de limpá-la com um pano.
Por outro lado, evite usar álcool ou alvejante, pois ambos tendem a deixar manchas indeléveis na pintura.
Limpeza de tinta não lixiviável
Aqui, você pode usar uma batata cortada ao meio para remover manchas de lápis, caneta hidrográfica ou até mesmo de tinta. Esse incrível truque de avó não poderia ser mais eficaz na maioria dos desenhos. Tudo o que você precisa fazer é esfregar em movimentos circulares e, em seguida, usar uma esponja úmida para enxaguar as marcas de amido na parede.
Limpeza de papel de parede lavável
Remover manchas de papel de parede é sempre uma tarefa complicada, mas não tanto com papel de parede lavável, que é mais fácil de manter usando produtos domésticos básicos. Para remover os desenhos com caneta hidrográfica ou giz de cera dos seus filhos, você pode usar peróxido de hidrogênio no armário do banheiro. Despeje algumas gotas em um pano e passe suavemente sobre a mancha. Em seguida, use uma esponja úmida para enxaguar. Para uma mancha de lápis, use água morna com sabão e movimentos suaves de fricção.
Qualquer que seja a solução escolhida, não molhe demais a esponja ou o pano para não encharcar demais a parede. Além disso, esfregue sempre com cuidado para não danificar o papel de parede ou descascá-lo. Seria uma pena fazer um buraco nele!
Limpeza de papel de parede não lavável
Para uma mancha de feltro ou de tinta, você pode recorrer a algumas gotas de água oxigenada em um pano limpo e macio. Limpe bem a mancha e repita a operação quantas vezes forem necessárias, sempre deixando o papel secar completamente entre as tentativas. Quanto à mancha de lápis, você pode espalhar um pouco de pasta de dente branca com a ponta do dedo. Em seguida, deixe agir por 15 minutos e remova com um pano úmido. Como alternativa, você pode mergulhar um cotonete em amônia para esfregar a mancha antes de enxaguar com uma esponja. Entretanto, essa última solução é mais química.
Lembre-se: no caso de marcas de lápis em papel não lavável, você deve evitar colocar água diretamente sobre ele e embebê-lo demais.
Como você pode evitar que seu filho desenhe nas paredes no futuro?
Todas as crianças podem se meter em travessuras. Embora elas possam nos desanimar no momento, são uma oportunidade para que cresçam e aprendam as regras da casa (mas também da sociedade!). Nesse caso, os pais podem tomar uma série de medidas preventivas para evitar que isso aconteça ou volte a acontecer. Instalar placas de parede com efeito de ardósia no quarto ou até mesmo grandes quadros-negros, por exemplo, permitirá que eles deem asas à sua criatividade. Folhas grandes de papel ou papelão também podem funcionar bem. Também é possível comprar apenas lápis, pontas de feltro e tintas fáceis de limpar. Uma tinta à base de água será, de fato, mais fácil de lavar do que outra com um simples pano úmido!
Acima de tudo, não hesite em envolver seus filhos na limpeza de suas bagunças. Essa punição educacional positiva os conscientizará das consequências de suas ações.