O truque do raminho para reproduzir a Salvia indefinidamente sem gastar um euro

O truque do raminho para reproduzir a Salvia indefinidamente sem gastar um euro

A salva é uma planta aromática que pertence à família das Lamiaceae, repleta de substâncias benéficas para o nosso corpo e perfeita para aromatizar os alimentos.

Cultivá-la com as próprias mãos não é difícil, basta seguir as orientações corretas e estar cheio de amor e atenção para esta nova aventura.

Salvia em vaso: como cultivá-la para um resultado excelente!

Como reproduzir a Salvia em vaso
Vamos ver imediatamente quais são os pontos fundamentais para concluir este projeto.
A muda pode nascer simplesmente das sementes mesmo que obviamente o crescimento seja mais lento. Fazer é muito simples: você precisa despejar a terra em um vaso, adicionar muitas sementes e cobri-las com terra. Depois regamos e pronto. No entanto, também podemos usar a multiplicação cortando ou usando um simples raminho de sálvia. A operação é muito simples: basta inserir a muda no solo durante o outono ou a primavera sem usar hormônios de enraizamento, ou usar um pouco de mel no galho cortado que vamos enterrar.

O que precisamos para cultivar uma muda de sálvia?
A primeira coisa a fazer depois de comprar uma muda de sálvia é trazê-la para o nosso apartamento e trocar imediatamente o vaso. É importante proceder com as operações de replantio usando um de 30 ou 40 centímetros de largura e profundidade que será perfeito para conter as longas raízes típicas de nossa muda. Então você tem que posicioná-lo para que fique protegido do vento. Ao mesmo tempo, deve ser constantemente beijado pelo sol e, acima de tudo, não deve ser regado com muita frequência. É claro que, mesmo que seja uma planta destinada a durar, é sempre melhor renová-la a cada 3 – 4 anos e fertilizá-la durante o outono e podá-la somente quando o tamanho da planta for excessivo.

É possível cultivar sálvia para uma família inteira?
Obviamente, durante o primeiro ano, a muda crescerá muito lentamente. Porém, será possível aproveitar suas primeiras folhas para temperar nossos pratos. Durante a primavera seguinte, a planta crescerá perfeitamente e muito mais rápido. De fato, mesmo uma única muda pode facilmente satisfazer o consumo familiar.

Como você deve coletar e armazenar sálvia?
A sálvia pode ser colhida durante todo o ano devido ao fato de pertencer à família das plantas perenes. É possível guardar as folhas na geladeira após embrulhá-las em uma folha de papel absorvente colocada em um saco plástico. Se as folhas forem embebidas em azeite, podemos conservá-las até 3 semanas no frigorífico. Caso contrário, teremos que usá-los em pouco menos de uma semana.

O que você deve prestar atenção?
É importante proteger nossa muda, principalmente no primeiro ano, do frio e das geadas do inverno. Você tem que cobrir a base com palha, pedaços de madeira ou casca, ou pode simplesmente trazer para dentro de casa. Depois disso, para evitar que a sálvia seja atacada por parasitas e apodreça, podemos criar fungicidas naturais usando bicarbonato de sódio e água.

Qual é o solo e o clima adequados para a planta?
Como dissemos, a sálvia precisa de contato direto com o sol, por isso adora um clima ameno. Se plantamos salva em uma horta, devemos evitar lugares cheios de áreas sombreadas. Em casa, por outro lado, devemos tentar não colocá-lo para o lado norte, colocando-o na varanda ou no parapeito da janela. A sálvia não tem medo da seca e é muito resistente ao frio se não for prolongado por muito tempo. Além disso, prefere um substrato calcário, mas é possível cultivá-lo em qualquer solo. Não tolera solo argiloso e água estagnada.

Agora que você conhece todos os segredos da sálvia, é só se envolver. Bom trabalho.

Deixe um comentário