Aves que voam em nosso jardim podem danificar as plantas do jardim, dependendo se se alimentam de sementes, folhas ou frutas.
Aves no jardim
Ave no jardim – Nanopress.it
Embora existam algumas aves que se alimentam de insetos, há um aspecto a não esquecer se não quisermos que elas se estabeleçam firmemente em nosso jardim.
Então, uma vez identificadas, é melhor aplicar uma das medidas explicadas abaixo para evitar que façam seus ninhos e tornar mais difícil espantá-las.
COMO MANTER AS AVES LONGE DO JARDIM
As aves, por mais amigáveis que sejam, podem causar alguns problemas, como danificar algumas colheitas comendo as plantas ou defecando em casas ou carros.
Aves no jardim
Aves no jardim – Nanopress.it
Mas além desse fato desagradável, em alguns casos, elas podem ser vetores de certos tipos de doenças. Há pássaros que decidem pousar em nossos parapeitos, seja para se proteger da chuva ou construir um ninho, e uma vez postos os ovos, se a janela permitir. Então, como podemos mantê-los longe de nossos jardins?
Gato com sininho
Um truque se tivermos um gato livre para circular no jardim e atrelarmos um sininho na coleira do nosso amigo no jardim, será ele que perturbará as aves. Além disso, evitaremos que ele deixe suas ‘presas emplumadas’ na porta de casa!
Dissuasores ópticos
Um método de eliminação de aves que pode ser caro, mas funcional e sem prejudicar as aves ou o meio ambiente, é o uso de ponteiros laser.
Gato no jardim
Gato no jardim – Nanopress.it
Esses produtos possuem um dispositivo óptico preciso e complexo, com dissuasores luminosos capazes de assustar eficientemente as aves, que veem o raio luminoso como temível. Esses dispositivos são capazes de afastar animais de áreas extensas e, portanto, são perfeitos para telhados.
Menos caros, mas ainda funcionais, são DVDs antigos e inutilizados, que, quando posicionados na varanda, refletem os raios solares, cegando assim nossos convidados não convidados e induzindo-os a ir embora.
Dissuasores visuais para aves
Os dissuasores visuais para aves consistem na instalação de vários artefatos que parecem recriar condições de perigo para as aves em geral. É o caso das silhuetas de aves predadoras como falcões.
Ao posicionar algumas dessas imagens estrategicamente, pode-se evitar que as aves se estabeleçam na área de nosso interesse.
Falso mocho no jardim
Falso mocho no jardim – Nanopress.it
No entanto, para obter a eficácia desse método, é necessário considerar dois aspectos muito importantes: em primeiro lugar, mudar o local onde as imagens foram colocadas, pois elas acabariam se acostumando a elas e não as temeriam mais.
Em segundo lugar, elas não devem ser estáticas, mas devem poder ser movidas pelas correntes de ar, para terem um efeito mais realista.
Até mesmo uma cerâmica em forma de serpente, além dos falcões e das corujas pequenas, pode ajudar a afastar as aves das plantas de tomate que temos na varanda.
Plantar uma árvore de amoreira como isca
Para afastar as aves do jardim, podemos plantar uma amoreira que sirva como isca. Dessa forma, a ave se alimentará de seus frutos em vez de todos os outros.
Galho de amoreira
Galho de amoreira – Nanopress.it
Consequentemente, se o pomar ou jardim for grande o suficiente, é aconselhável cultivar mais de um. No entanto, é preciso ter cuidado ao posicioná-los longe de casa, pois os frutos sujam um pouco a casa e podem sujar o limiar da casa e, consequentemente, o interior.