Existe uma planta linda que pode ser perigosa para nossa saúde e a de nossos entes queridos. Vamos ver qual é.
Planta venenosa
Planta linda, mas venenosa – nanopress.it
Uma planta com uma aparência incrível, com flores de pétalas coloridas e formato alongado, porém, é venenosa.
BONITA, PORÉM VENENOSA: CUIDADO COM ESTA PLANTA
A planta em questão é realmente muito decorativa. Bela e facilmente reconhecível, é um bulbo cujo encanto é inato. É usada para adornar canteiros, jardins, bordas, pois se presta especialmente, com suas mil cores, a embelezar. Suas flores duram de julho a setembro. Muitas vezes, cortamos as flores para colocá-las em vasos em nossas casas. Aliás, as flores conseguem resistir em um vaso por até duas semanas sem perder a frescura (ou quase).
Além disso, ela é fácil de cultivar: não requer cuidados excessivos. No entanto, ninguém teria pensado que se trata de uma planta altamente tóxica.
Características do Gladiolo
A planta em questão é o gladíolo, cujo nome deriva da palavra latina “gladius”, que significa espada romana. A forma do gladíolo lembra essa lâmina usada pelos legionários, podendo atingir até 120 centímetros de altura.
Quanto ao cultivo, o gladíolo se desenvolve bem em locais ensolarados com temperaturas quentes e um solo macio e drenante. A flor da planta se desenvolve a partir de um bulbo, chamado de cormo. O plantio acontece na primavera, entre os meses de abril e maio. As primeiras flores começam a brotar em julho.
A planta
Planta – nanopress.it
O ideal seria posicionar o gladíolo em um local mais protegido. O motivo é simples: trata-se de uma planta que pode temer o vento. Este último, de fato, pode quebrar os caules, que são delicados. Quando os bulbos são plantados, pode-se usar um adubo específico para plantas bulbosas.
Como mencionado, o plantio ocorrerá entre abril e maio, quando as temperaturas estão amenas. A profundidade deve ser de cerca de 10 centímetros, com o objetivo de fazer a planta crescer reta. Para facilitar esse processo, um pedaço de madeira pode ser inserido. A distância entre um bulbo e outro será de aproximadamente dez centímetros. A atenção também deve ser dada às regas, que devem ser regulares, porém não excessivas. Em dias muito quentes, as regas serão mais frequentes.
Gladiolo
Gladiolo – nanopress.it
O bulbo pode ser desenterrado quando a floração termina e a planta parece estar aparentemente seca, mas deve-se ter cuidado com onde é colocado. O gladíolo e seu bulbo são tóxicos.
Se houver crianças pequenas ou animais domésticos, a atenção deve ser máxima, pois a ingestão pode levar à intoxicação. Os sintomas podem incluir vômitos e diarreia, sendo recomendável procurar imediatamente um médico de confiança.