É uma planta que cura tudo e nunca deve ser removida do jardim. Mas de que tipo de planta estamos falando e quais são seus benefícios?
Planta no jardim
Planta no jardim – Nanopress.it
As plantas sempre representaram um patrimônio único a ser preservado. Elas não são usadas apenas para embelezar jardins e varandas, mas também pelos benefícios reconhecidos desde as civilizações antigas. Uma em particular cura todos os males: estamos falando da portulaca.
A planta é anual e cresce espontaneamente em campos não cultivados ou canteiros. Muitas vezes é removida, acreditando-se ser uma erva daninha a ser eliminada, quando na verdade representa uma cura para todos. Na antiguidade, era usada para o sistema imunológico, até mesmo colocada sob o colchão para garantir um sono melhor. Vamos descobrir juntos todos os seus benefícios e usos?
CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DA PLANTA QUE CURA TUDO
Uma planta antiga e usada por todas as populações, para diferentes propósitos relacionados ao bem-estar. A planta em sua totalidade apresenta folhas de cor verde intenso, com uma grande concentração de Vitamina A, Vitamina C e todas as vitaminas do complexo B, além de uma quantidade considerável de Vitamina E.
benefícios e características da portulaca
benefícios e características da portulaca – NanoPress.it
Não faltam os sais minerais, embora em menor quantidade. É considerada como a planta que cura tudo, embora seja uma erva daninha em jardins e outras áreas que estão livres de plantações. Poucos sabem que oferece uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais, como os Ômega 3. Se consumida crua, é um acréscimo para fortalecer o sistema imunológico e prevenir todas as doenças sanguíneas e circulatórias.
Também é ótima para fins fitoterápicos, com uma utilidade acima da média devido à sua ação anti-inflamatória, refrescante, diurética e antioxidante. Em sua composição, não faltam as mucilagens, tornando-a um potente emoliente para ser usado em peles sensíveis e secas. Alguns especialistas também a recomendam para melhorar a função renal, além de ser usada como enxaguante bucal no tratamento de úlceras e gengivites.
Como Usar a Portulaca?
Os usos dessa planta, como mencionado, podem ser diversos. Suas folhas podem ser consumidas ou transformadas em um excelente ingrediente para saladas de verão. Além disso, ela se torna um ótimo acompanhamento para ser saboreado ou ingrediente principal em sopas de inverno.
portulaca, a planta que cura
portulaca, a planta que cura – NanoPress.it
São ideais também para serem consumidas cozidas, com um pouco de óleo e limão, ou refogadas com um tempero leve. A textura das folhas as torna adequadas para receber vários tipos de molhos, como maionese ou vinagre.
Existem contra-indicações? Não deve ser consumida todos os dias, mas alternada com outras verduras. No que diz respeito ao seu uso na pele ou gengivas, não há contra-indicações e pode ser aplicada todos os dias.
É uma planta extraordinária, que cresce espontaneamente e nunca deve ser removida, mas sim usada para fortalecer o sistema imunológico e muito mais.
